DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CAMPO

Antonio Francisco das Chagas, Cecília Alves Pereira Neta, Francilene Rodrigues do Nascimento Sousa, João Cassiano de Oliveira Neto, Ricardo de Carvalho Costa

Resumo


Professores e alunos enfrentam diversas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa no ensino fundamental, dificuldades essas associadas a formação dos professores, as metodologias utilizadas no processo, a estrutura e origem de uma língua diferente da língua materna, dentre outros fatores. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar as principais dificuldades de aprendizagem da língua inglesa no ensino fundamental. A língua Inglesa tem se consagrado como segunda alternativa de comunicação na maioria dos países, tornando-se imprescindível nos dias atuais, por isso, faz-se cada vez mais necessário um novo olhar para o ensino da mesma. O inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser pré-requisito. Ensinar Língua Inglesa nas escolas públicas tem se tornado cada vez mais um desafio para os profissionais que atuam nessa área, uma vez que, o ensino dessa disciplina no âmbito educacional público passou e passa por diversas dificuldades relativas à falta de material didático, professores despreparados, alunos desmotivados, ausência de um ambiente propício para aprendizagem da Língua Inglesa, carga horária insuficiente. Cox e Assis-Peterson (2008), em um artigo sobre o drama do ensino de inglês na escola pública brasileira, argumentam que a história brasileira de ensino dessa língua é de fracasso, o que se deve aos 35 anos (de 1961 a 1996) de não obrigatoriedade da língua estrangeira no ensino básico público brasileiro.

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