A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: VISÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DAS ABORDAGENS PSICOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Benedita de Brito Melo, Maria da Conceição do Nascimento, Miriam Silva Maia, Maria do Socorro Santos Leal Paixão

Resumo


Ao refletir sobre a complexidade do cotidiano escolar percebe-se que este é permeado por múltiplas relações, tornando-se difícil analisá-lo e compreendê-lo. As várias ciências ocupam-se de estudar a educação escolar sob variados aspectos e a Psicologia é uma dessas ciências.  Assim, durante o processo formativo, o docente se apropria de conhecimentos teóricos provenientes das várias áreas do conhecimento que servirão para fundamentar seu fazer pedagógico. Os docentes apresentam dificuldade para estabelecer relação entre a teoria e a prática, desconhecendo os pressupostos teóricos/metodológicos/epistemológicos que embasam a sua prática docente, desafio que precisa ser enfrentado pelos professores formadores. No caso específico da disciplina Psicologia da Educação, componente curricular dos cursos de licenciatura, é preciso que os conteúdos abordados na disciplina sejam relacionados ao dia a dia da sala de aula, aproximando teoria e prática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.