EXPECTATIVAS DE CONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS DA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA ESTADUAL TERESINHA NUNES NA CIDADE DE PICOS-PIAUÍ

Ana Maria Alves da Silva Cosmo, Maria Dolores dos Santos Vieira

Resumo


A escolha desse tema foi motivada pela experiência que se viveu quando se exerceu a docência na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA, pois se pode perceber os desafios e as expectativas das (os) discentes em relação à possibilidade do prosseguimento dos estudos, particularmente, no que diz respeito ao acesso ao ensino superior. Nessa panorâmica, considera-se este estudo de grande relevância social e acadêmica por ser ele retrato vivo das conquistas de jovens e adultos da EJA-Educação de Jovens e Adultos, principalmente pelo quadro histórico brasileiro em que se constituiu essa modalidade de ensino (FREIRE, 1987, 1999, 2011).Os dados desse estudo foram coletados através da técnica do questionário aberto aplicado a 08(oito) alunos o que possibilitou o desvelamento das expectativas dos discentes acerca da continuidade de seus estudos. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1982). No tocante ao método de análise dos dados, trabalhou-se com a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), por se compreender que numa pesquisa permeada pela subjetividade, é o método que melhor responde aos objetivos do estudo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________