O USO DA EXPERIMENTAÇÃO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TRÊS ESCOLAS DE BOM JESUS – PIAUÍ

Daniel Medeiros da Fonseca, Girlê Medeiros da Fonseca, Raquel Sousa Valois

Resumo


Tem se observado nos dias atuais, o ensino brasileiro ainda está sendo pautado em aulas de memorização, sem dar significado ao conhecimento científico. Pesquisas comprovam que no caso do ensino de Ciências, aulas prática com experimentos, facilitam a aprendizagem do aluno e as tornam mais significativas e constituem momentos particularmente ricos no processo de ensino-aprendizagem (DELIZOICOV, ANGOTTI, 2000).As aulas de ciências, geralmente são cercadas de expectativas por parte dos alunos. Há uma motivação natural referente as aulas dirigidas enfrentar desafios e investigar diversos aspectos da natureza, nas quais as crianças apresentam um grande interesse (BIZZO, 2000). A experimentação é vista como uma possibilidade de enriquecer ainda mais as aulas de Ciências, principalmente nas primeiras séries do ensino fundamental, fase na qual a curiosidade das crianças pode ser uma importante aliada na aprendizagem do conhecimento científico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________