CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA UEMG: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Camila Lopes Cravo de Lacerda, Fabiana Gonçalves Barbosa

Resumo


Devido à importância do PIBID no cenário educacional brasileiro, observou-se a necessidade de se pesquisar sobre seu impacto na formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia da UEMG-Leopoldina. Buscou-se compreender as possíveis contribuições do PIBID para a formação inicial dos alunos bolsistas e analisar os desafios e possibilidades inerentes à inserção no programa. Para a realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa bibliográfica e empírica, de cunho quantiqualitativo, sendo proposta a aplicação de questionário semi-estruturado composto por questões abertas e fechadas, aplicado a 10 alunos bolsistas do subprojeto. Para a análise dos questionários, foi utilizada a análise de conteúdo com enfoque interpretativo de caráter ‘holístico do fenômeno’, metodologia que permitiu compreender e refletir sobre os desafios encontrados pelos bolsistas e as contribuições do programa em suas carreiras profissionais. Constatou-se a significativa importância da união entre a teoria, aprendida na universidade, e a prática efetivada na escola básica, a importância dos professores de profissão da escola básica na formação dos alunos bolsistas, percebendo-se a falta de receptividade por parte desses professores. O estudo apresentado pode servir de referência para posteriores pesquisas que busquem o aprimoramento das práticas efetivadas entre licenciaturas e professores da educação básica.


Palavras-chave


Formação Inicial de Professores; Pibid Pedagogia; Uemg-Leopoldina

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