A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Antonia Maria Santos Sousa, Ivan Santos Oliveira

Resumo


O presente estudo visou investigar como as estratégias de leitura utilizadas em turmas multisseriadas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental estão contribuindo para o processo de aquisição da leitura dos alunos da escola Rosa Feitosa Xavier, e teve como hipótese a de que estratégias de leitura, quando aliadas a recursos didáticos eficientes pelo professor, contribuem no desenvolvimento da aprendizagem, tendo como objetivos específicos: identificar quais as estratégias de leituras que contribuem para o processo de aquisição da leitura do Ensino Fundamental, observar como o espaço da sala de aula pode torna-se um ambiente alfabetizador, analisar se o desenvolvimento das habilidades de leitura tem relação direta com um método de alfabetização, e ainda, identificar as estratégias de leitura que possibilitam aos alunos interpretar e compreender de forma autônoma os textos lidos. Para a construção do trabalho optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa. Realizou-se uma pesquisa de campo através de observações e uma pesquisa bibliográfica em obras de diversos autores como: Antunes (2011) Martins (2003), Solé (1998), PCN (1997), Silva e Martins (2010), Pacheco (2014), Gil (2010), dentre outros. Em suma, verificou-se que os resultados mostraram que estratégias de leitura, quando planejadas e utilizadas visando alcançar objetivos propostos, contribuem no processo de aquisição da leitura dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental de forma satisfatória. Além disso, pudemos perceber que as estratégias de leitura que mais mostraram resultados positivos foram: leitura compartilhada envolvendo a contação de histórias diversificadas, acolhimento com respeito, jogos com dados, aula expositiva dialogada com tempo determinado, interpretação oral e escrita e, a pesquisa.


Palavras-chave


Estratégias de Leitura; Leitura; Séries Iniciais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.