AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA HORA – PI

Eliclecio Calacio Silva, Maria Luci Esteves Santiago

Resumo


A Educação Física é uma área na qual seus profissionais, no exercício da prática docente, enfrentam constantes desafios, o que vem interferindo na qualidade do ensino. O presente trabalho objetivou investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física (PEF) nas aulas práticas, bem como conhecer suas estratégias de superação. Para tal, realizou-se pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, por meio de entrevistas com três PEF nas escolas públicas de Boa Hora-PI. A entrevista foi composta de duas questões abertas, analisadas por meio de Minayo  (2011). Os resultados possibilitaram a construção de 2 categorias analíticas: 1- Dificuldades encontradas nas aulas praticas e 2- Estratégias de enfrentamento. Em relação a 1ª categoria, todos os PEF sentem dificuldades na aplicação das aulas práticas, com dificuldades relacionadas à resistência dos alunos na participação das aulas;  desvalorização da disciplina por colegas professores, alunos e pais; trabalho com turmas mistas;  aceitação apenas do futebol pelos meninos; falta de material e de infraestrutura, e conflitos políticos. Sobre a 2ª categoria, os professores relatam a realização de momentos extra – aula, com a comunidade escolar, para sensibilização; a tentativa de realização de aulas atrativas e interessantes aos alunos; o improviso de materiais ou utilização de material pessoal; adaptação das metodologias de aulas e seus horários de práticas; acordos com os meninos para realizar determinados conteúdos; e a postura ética frente a conflitos políticos. Conclui-se que há muito a ser feito para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos professores e, consequentemente, melhorar o ensino nas escolas públicas da cidade pesquisada.


Palavras-chave


Aulas Práticas. Dificuldades. Educação Física.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.