PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A AQUISIÇÃO ADEQUADA DA HABILIDADE DE LEITURA

Alexciano de Sousa Martins, Isabel Maria Sabino de Farias, Valdriano Ferreira do Nascimento

Resumo


Este texto trata da prática pedagógica para a aprendizagem da leitura. Objetiva  propor estratégias metodológicas para a aquisição adequada da habilidade de leitura na prática pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Concretizou-se através de exame teórico, com base em autores que tratam da temática, como: Vigotski (1998), Piaget (1999), Ferreiro (1993, 2001), Teberosky (1993), Soares (2001, 2003) e outros. O estudo possibilitou considerar que a prática pedagógica adequada à realidade da criança contribui para que descubra o mundo social e cultural da leitura, suas especificidades, variedades e possibilidades, e construa a consciência de que é agente dessa prática e que sua produção como leitora é de larga expectativa e necessária para seu crescimento.

Palavras-chave


Aprendizagem; Leitura; Prática Pedagógica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________