A filosofia como a arte de Ensinar/Aprender a pensar desde a mais tenra idade

Raquel Lima Costa

Resumo


Este artigo pretende desenvolver uma análise sobre o que é pensar, o que é o pensamento e porque é que é tão importante sabermos pensar, aprendermos a pensar. Neste sentido, analisaremos a perspetiva de Dewey e de Lipman. Esta investigação sustenta a tese de que o pensar é uma questão central na filosofia e de que urge implementar estirpes filosóficas na nossa sociedade. É essencial fomentar o pensar, aprendermos a pensar, a pensar bem, desde a mais tenra idade. Tal pode ser possível através da Filosofia para Crianças, que tem por base ajudar as crianças e os jovens a pensar. Por conseguinte, iremos aprofundar a perspetiva de Matthew Lipman, mentor do programa de Filosofia para Crianças.


Palavras-chave


Pensar, Filosofia, Educação, Filosofia para Crianças

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v4i8.1851

Direitos autorais 2013 Pensando - Revista de Filosofia

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X