Por uma “Ontologia Poética”: A interface “Arte” e “Poesia” (Dichtung) em Martin Heidegger

Danjone Regina Meira

Resumo


Esta pesquisa investiga a questão da arte segundo a ontologia de Heidegger. A compreensão da arte é apresentada em sua relação fundamental com o primado da “questão do Ser”. Se enfatiza que a compreensão da essência da arte se realiza a partir de um caminho “hermenêutico-fenomenológico” presente no pensamento de Heidegger. Há uma descrição fenomenológica da arte na filosofia de Heidegger, mesmo após a “viragem” (Kehre). Com isso, para se compreender a arte é necessário “voltar às coisas mesmas” e contemplar o “enigma da arte” em sua essência. A partir dos fundamentos da relação entre arte e “Poesia” (Dichtung), questionamos como esta relação contribui para a definição ontológica da arte. Nesse momento, ressaltaremos que o filósofo alemão compreende a “Poesia” (Dichtung) sob a perspectiva do “poeta dos poetas”: Hölderlin. Dando, então, um novo início para a compreensão do “enigma da arte”, quando afirma que a “arte é ‘Poesia’ (Dichtung)”. Nesse sentido, defendemos que a ontologia de Heidegger, após a viragem (Kehre) é, de modo inaugural, uma “ontologia poética”. E, é somente mediante uma perspectiva ontológica da “Poesia” (Dichtung) que se pode ver, de modo originário, o acontecimento da verdade na arte e a sua realização na obra de arte. Mostraremos, por fim, a relevância daquilo que denominamos “ontologia poética” em Heidegger na compreensão da arte sob uma nova perspectiva.


Palavras-chave


Heidegger, Arte, Poesia, Ontologia, História

Texto completo:

PDF

Referências


CRITCHLEY, Simon; SCHÜRMANN, Reiner. Sobre o Ser e Tempo de Heidegger. Rio de Janeiro; RJ: Mauad X, 2016.GADAMER, Hans-Georg. Begegnugen mit Martin Heidegger, Franfurter Allgemeine Zeitung, Suppl. Littéraire. 28 de Setembro de 1974. Apud. ALBENQUE, P. "Martin Heidegger in Memoriam". In: O que nos faz pensar. Nº 10, vol 1, outubro de 1996, p.25.

GADAMER, Hans-Georg. Los caminos de Heidegger. Trad. Angela Ackermann Pilári. Barcelona: Herder, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução de Márcia de Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.

HEIDEGGER, Martin. Parmênides. Tradução Sérgio Mário Wrublevski - Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista, 2008.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. In. Caminhos de floresta. Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 2002.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Tradução Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes: Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Hölderlin y la esencia de la poesía; edición, traducción, comentarios y prólogo de Juan David García Bacca. - Barcelona: Anthropos, 1994.

HEIDEGGER, Martin. Conferências e Escritos Filosóficos. Tradução e notas Ernildo Stein. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1999.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6417

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.6417.g4003

Direitos autorais 2018 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X