RACIONALIDADE PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE

Conteúdo do artigo principal

ADRIANA CAMPANI

Resumo

Apresentamos, nesse estudo, uma reflexão sobre a racionalidade pedagógica que produz a formação do professor na Universidade a partir de uma análise sobre o processo de corporificação dos currículos das licenciaturas no contexto de reforma curricular da Universidade Estadual Vale do Acaraú, situada em Sobral - CE. Analisamos os elementos constituidores dessa racionalidade a partir das formas de subjetivação docente, produzidas pelo discurso pedagógico presente nas políticas de formação do professor nas licenciaturas no Brasil e no processo de corporificação dos currículos desses cursos no contexto de reforma curricular institucional. Defendemos a tese de que a racionalidade pedagógica produzida no processo de corporificação dos currículos das licenciaturas na Universidade institui regras e modelos de ser e de conhecer do professor, é histórica, regionalizada e produzida no campo de luta e produção cultural; portanto, ela é uma epistemologia socialmente construída. Constatamos que as decisões curriculares nas licenciaturas da UVA foram frutos de relações conflituosas que disputaram território, identidade, autonomia e autoridade curricular com o conhecimento pedagógico na formação do professor e a racionalidade pedagógica produzida no processo de reforma emergiu das condições institucionais, a partir das quais houve interesse de mudança, mas também de regulação. Além disso, entende-se que o conhecimento corporificado no currículo é tanto o resultado de relações de poder quanto o constituidor das mesmas. A contribuição dessa pesquisa é fornecer elementos para compreender que a racionalidade pedagógica que forma o professor na universidade se estrutura em um processo arenoso de disputa de subjetividade docente.

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMPANI, A. . (2012). RACIONALIDADE PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE. Cadernos Do PET Filosofia, (25), 111-134. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/pet/article/view/1408
Seção
Artigos
Biografia do Autor

ADRIANA CAMPANI, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Atua na área de currículo, formação de professores e pedagogia universitária.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer Conselho Pleno n. 009/2001 de 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 08 de maio de 2001.

________. Conselho Nacional de Educação. Resolução Conselho Pleno n. 001 de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 18 de fevereiro de 2002.

________. Conselho Nacional de Educação. Resolução Conselho Pleno n. 002 de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, 19 de fevereiro de 2002.

_________. Decreto 3860 de 09 de julho de 2001. Dispõe sobre a organização do ensino superior. Dispõe sobre a organização da educação superior, avaliação de cursos e instituições e dá outras providências. Brasília, 09 de julho de 2001. Disponível em http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/DecN3860.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2006.

________. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior. Diretrizes curriculares para os cursos de graduação. Disponível em www.mec.gov.br/sesu/diretriz.shtm Acesso em 04 de setembro de 2004.

BERNSTEIN, B. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.120, p. 75-110, 2003.

CONTRERAS, J. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

CHERRYHOLMES, C. H. Um projeto social para o currículo: perspectivas pós-estruturais. In: SILVA, T. T. da (Org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 143-172.

CONNEL, R. W. Justiça, conhecimento e currículo na educação contemporânea. In: SILVA, L. H.; AZEVEDO, J. C. (Orgs.). Reestruturação curricular: teoria e prática no cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 11-35.

_________ Currículo Democrático e autonomia do magistério. In: SILVA, L. H. (Org.) Século XXI: qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999. p. 74-99

DIAZ, M. Foucault, docentes e discursos pedagógicos. In: SILVA, T. T. da. Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 14-29.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 16ª. ed., Rio de Janeiro: Graal, 2005a.

________. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005b.

________. Microfísica do poder. 5. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

LARROSA, J. A estruturação pedagógica do discurso moral: algumas notas teóricas e um experimento exploratório. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n.2, p. 121-159, jul./dez. 1996.

________. Tecnologias do EU e educação. In: SILVA, T. T. da. Sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes,1994. p. 35 -86.

LOPES, A. C. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, jul/dez 2005. disponível em www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em 25 de agosto de 2007.

________. Políticas Curriculares: continuidade ou mudança de rumos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 026, p.109-118, mai/ago 2004.

POPKEWITZ, Thomas S. Cultura, pedagogia e poder. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 05, p. 91-106, 1992a,

________. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NOVOA, A. Professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992b. p. 37-50.

_________. PEREYRA, M. A. Práticas de reforma na formação de professores em oito países: esboço de uma problemática. In: POPKEWITZ, Thomas; NOVOA, A. (Orgs.). Reformas educativas e formação de professores. Lisboa: Educa, 1992c. p. 11-40.

________. Reforma educacional: uma política sociológica poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

________. História do Currículo, regulação social e poder. In: SILVA, T. T. O sujeito da Educação: estudos foucaultianos. 3. ed.Petrópolis: Vozes, 1999. p. 173-210.

________. Lutando em defesa da alma: política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

TARDIF, T. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2000.