JUVENTUDE E PAZ: Pensando esta relação

Conteúdo do artigo principal

ROSA MARIA DE ALMEIDA MACÊDO
KELMA SOCORRO ALVES LOPES DE MATOS

Resumo

Neste texto, apresentamos a experiência de pesquisa-intervenção realizada em uma escola pública de Teresina-PI, com o objetivo de colaborar na construção de uma Cultura de Paz nesse ambiente escolar. A pesquisa foi realizada de junho de 2010 a junho de 2011, envolvendo 71 alunos das turmas de 6º ao 9º do Ensino Fundamental, a equipe gestora, os funcionários e os professores. Em conformidade com esta modalidade de pesquisa definimos: o campo de análise, constituído pelos autores que tratam sobre a nossa temática; o campo de intervenção, a Escola Maria Melo, espaço escolhido como lócus do estudo; e os dispositivos ou estratégias como grupos focais, questionários e oficinas temáticas. Dos resultados, em fase de sistematização, destacamos os que se referem às percepções dos jovens sobre o tema paz. A análise institucional mostrou que o conceito de paz, predominante no grupo, é aquele em que a paz é associada à quietude, harmonia e tranquilidade, resumida à dimensão individual. Também ficou evidenciado que o debate e a problematização da realidade proporcionou aos jovens refletirem sobre suas vivências. Sinalizam um processo de mudança e construção de novos saberes e atitudes relacionados à Cultura de Paz.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE ALMEIDA MACÊDO, R. M. ., & ALVES LOPES DE MATOS, K. S. . (2012). JUVENTUDE E PAZ: Pensando esta relação. Cadernos Do PET Filosofia, (24), 159-174. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/pet/article/view/1423
Seção
Artigos
Biografia do Autor

ROSA MARIA DE ALMEIDA MACÊDO, Universidad Federal de Piauí

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidad Federal de Piauí e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC.

KELMA SOCORRO ALVES LOPES DE MATOS, Universidad Federal de Piauí

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC.

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação. Número Especial – Juventude e Contemporaneidade. mai./ jun./Jul./Ago. 1997, n. 5; set./out./nov./Dez. 1997, n. 6. Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

ABRAMO, Helena W.; FREITAS, M. Virgínia de; SPÓSITO, Marília P. (Orgs.) Juventude em debate. São Paulo: Cortez, 2000.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2008

GALTUNG, Johan. Sobre La Paz. Barcelona: Fontanária. 1985

GROPPO, Luís Antonio. Juventudes: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Em torno do Conceito da Paz. In: BALESTRERI, Ricardo Brisolla (Org.). Na Inquietude da Paz. Passo Fundo, RS: CAPEC, 2003. p. 33-59.

________. Desafios para a construção de uma Cultura de Paz. In: I Seminário Direitos Humanos e Educação para a Paz. Brasília, 8 e 9.dez. 2005, p. 2-5. Disponível em: http://www.comunidadesegura.org/files/active/0/Desafios%20para%20a%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20uma%20cultura%20de%20paz.pdf Acessado em 11 abr.

________. Aprender a Educar para a Paz: instrumental para capacitação de educadores em educação para a paz. Goiás: Editora Rede da Paz, 2006.

JARES. Xesus R. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. Porto Alegre: Artmed. 2002

________________. Educar para a paz em tempos difíceis. São Paulo: Palas Athena, 2007.

LYRA, Jorge et al. “A gente não pode fazer nada, só podemos decidir sabor de sorvete”. Adolescentes: de sujeito de necessidades a um sujeito de direitos. Cadernos Cedes. Campinas, v. 22, n. 57, p. 9-21, ago./2002.

MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Juventude, professores e escola: possibilidades de encontros. Ijui: Ed. UNIJUI, 2003.

________. Juventude, Paz e Espiritualidade: Opção por uma Prática Educativa Ético-amorosa. In: IBIAPINA, Ivana Maria L. de M.; CARVALHO, Maria Vilani C. de. (Orgs.). A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. IV Encontro de pesquisa em educação da UFPI. Teresina: Ed. UFPI, 2006. p.167-178.

________. Juventudes e Cultura de Paz: Diálogos de Esperança. Revista Linguagem, Educação e Sociedade, Teresina, ano 12, n. 16, p. 65-70, jan./jun. 2007.

MATOS, Kelma Socorro Lopes de; NASCIMENTO, Verônica S.; Articulando saberes da educação para a paz e educação ambiental: o anúncio de uma nova era. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; NASCIMENTO, Verônica S.; NONATO JÚNIOR, Raimundo. (Orgs.). Cultura de Paz: do Conhecimento à Sabedoria. Fortaleza: Edições UFC, 2008. p.64-78.

MILANI, Feizi M. De espectadores a protagonistas da Cultura de Paz. In: BALESTRERI, Ricardo Brisolla (Org.). Na Inquietude da Paz. Passo Fundo, RS: CAPEC, 2003. p. 13-31

MOREIRA, Maria Ignez Costa. Pesquisa-intervenção: suas especificidades e aspectos da interação entre pesquisadores e sujeitos de pesquisa. In: CASTRO, Lúcia Rabello de; BESSET, Vera Lopes. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Ed. FAPERJ/NAU. 2009. p. 409-432.

PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação. Número Especial – Juventude e Contemporaneidade. n. 5, Mai./Jun./Jul./Ago. 1997; Set./Out./Nov./ Dez. 1997, n. 6. Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

POCAHY, Fernando Altair; NARDI, Henrique Caetano. Saindo do armário e entrando em cena: juventudes, sexualidades e vulnerabilidade social. Revista Estudos Feministas.Florianópolis, v. 1, n. 15. Jan./abr. 2007.

RABBANI, Martha Jalali. Por que educar para a paz? Disponível em: http://douglashrhds.blogspot.com/2008/02/por-qu-educar-parapaz.html. Acessado em 11/04/2009.

ROCHA, Marisa Lopes. Psicologia e as práticas institucionais: A pesquisa-intervenção em movimento. Revista PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 2, p. 169-174, maio/ago. 2006.

ROCHA, Marisa Lopes da; AGUIAR, Kátia Faria. Pesquisaintervenção e a produção de novas análises. Revista Ciência e Profissão, v. 4, n. 23, p. 64-71, 2003.

ROCHA, Marisa Lopes da; UZIEL, Anna Paula. Pesquisaintervenção e novas análises no encontro da Psicologia com as instituições de formação. In: CASTRO, Lúcia Rabello e; BESSET, Vera Lopes. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: FAPERJ/NAU, 2008. p. 532-556.

SATO, Leny. Pesquisar e intervir: encontrando o caminho do meio. In: CASTRO, Lúcia Rabello de; BESSET, Vera Lopes. Pesquisaintervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: FAPERJ/ NAU. 2008. p. 171-178.

SARRIERA, Jorge Castellá; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Pesquisa e intervenção junto a adolescentes: experiências que ensinam. In: CASTRO, Lúcia Rabello de; BESSET, Vera Lopes. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: FAPERJ/NAU. 2008. p. 43-61.

TUVILLA RAYO, José. Educação em Direitos Humanos: rumo a uma perspectiva global. Porto Alegre: Artmed, 2004.

YUS, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.