Effect of educational interventions on self-efficacy of rural older people with chronic diseases

Conteúdo do artigo principal

Huana Carolina Cândido Morais
Leyliane Brito Nascimento
Sara do Nascimento Cavalcante
Liene Ribeiro de Lima
Samia Jardelle Costa de Freitas Maniva
Regina Kelly Guimarães Gomes Campos
Igor Cordeiro Mendes

Resumo

Objetivo: Avaliar a autoeficácia de idosos da zona rural com doenças crônicas antes e após intervenções educativas (interativa ou expositiva). Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em setembro de 2016. Aplicaram-se intervenções educativas (interativa ou expositiva) com idosos acompanhados em duas Unidades Básicas de Saúde da zona rural de Senador Pompeu, Ceará. Sorteou-se qual unidade recebeu cada intervenção. Utilizou-se a escala Diabetes Empowerment Scale-Short Form para verificar o efeito das intervenções. Os dados foram analisados por estatística descritiva e testes de diferença. Resultados: Compuseram os grupos 10 (intervenção interativa) e 15 (intervenção expositiva) idosos, com média de idade entre 66,6 e 68,2 anos. Predominaram mulheres, com nível primário e baixo rendimento mensal. A maioria tinha hipertensão arterial (92%) e 24% apresentavam outra doença crônica simultânea. Os escores de autoeficácia nos dois grupos aumentaram depois das intervenções aplicadas (intervenção interativa 0,9 pontos e intervenção expositiva 0,6 pontos), com diferença estatística significante (p=0,008 e p=0,001). Dos itens avaliados, Necessidade de mudança do comportamento e Cuidar de si obtiveram menor e maior aumento das médias entre as avaliações (0,1 e 1,5, respectivamente). Conclusão: As intervenções educativas (interativa ou expositiva) aplicadas aumentaram a autoeficácia de idosos com doenças crônicas.

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Como Citar
Morais, H. C. C. ., Nascimento, L. B. ., Cavalcante, S. do N. ., Lima, L. R. de, Maniva, S. J. C. de F. ., Campos, R. K. G. G. ., & Mendes, I. C. . (2023). Effect of educational interventions on self-efficacy of rural older people with chronic diseases . Cadernos Do PET Filosofia, 12(1). https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.3974
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Original

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