07. “Cinema de mulheres” e ditadura: o contexto brasileiro

Ana Maria Veiga

Resumo


Este trabalho tratará de filmes realizados por três cineastas durante o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), atravessados pela irrupção das reivindicações de emancipação e igualdade para as mulheres, principalmente nos anos 1970, e pela repressão do regime militar e seu organismo de censura, que buscavam moralizar a sociedade e manter as mulheres em seus papéis privados, tradicionalmente estabelecidos dentro da cultura e da sociedade brasileiras. Diante desse contexto, se buscará cartografar os caminhos por onde passam as carreiras de Helena Solberg, Tereza Trautman e Ana Carolina, esboçando e delineando estratégias e influências assumidas por estas cineastas, situadas no interior do movimento de resistência à ditadura, mas também dos “novos cinemas” que surgem a partir dos anos 1950, no período pós-segunda guerra mundial, entre eles o chamado “cinema de mulheres”, abordado como um acontecimento.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.3220144137

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