03. A imprensa oficial e a realidade construída: uma análise discursiva do Jornal do Commercio no estopim do movimento tenentista

Luiz Carlos dos P. Serpa Alfino

Resumo


Este artigo analisa o editorial do Jornal do Commercio com o intuito de compreender sua atuação como “Imprensa Oficial” do governo do Estado de Pernambuco, no contexto da crise do processo político-sucessório e da ‘rebelião’ do movimento tenentista, ocorrido em julho de 1922. Como metodologia, utilizou-se da Análise do Discurso e da Análise da Narrativa do processo histórico. A pesquisa foi realizada na Fundação Joaquim Nabuco com microfilmes do período de janeiro a julho de 1922. A contratação do Jornal do Commercio como ‘Imprensa Oficial’ sugere interpretar sua atuação como aparelho privado de hegemonia, promovendo uma consonância do governo estadual com a política do presidente Epitácio Pessoa, ratificada pela existência de relações entre a formação discursiva e a formação ideológica.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.3220144144

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