04. De Virgulino a Lampião: guerras de memórias nos filmes sobre o cangaceiro mais famoso do Brasil

Allysson Viana Martins

Resumo


Os meios de comunicação são os principais catalisadores e difusores das memórias em sociedades contemporâneas, com o cinema cumprindo um papel central na constituição de imaginários e histórias.As guerras de memórias consideram essa centralidade, problematizando a relação memória-mídia-história. O conceito, relevante desde o final da última década, ainda não possui procedimentos metodológicos estruturados. Aqui, ensaiamos um caminho através de uma descrição do que os pesquisadores denominam “atores”, “armas” e “territórios” na produção fílmica sobre Lampião, um dos personagens mais controversos da história brasileira, a fim de verificar os conflitos das lembranças e dos esquecimentos. Os resultados revelam os personagens, as estratégias e os assuntos utilizados em cada obra que contribuem para a construção de um imaginário social do cangaceiro mais famoso do Brasil.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.3220144145

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