Rádio e política: a produção de sentido nos discursos radiofônicos de Juan Domingo Perón no Primeiro Peronismo (1946-1955)

Luãn José Vaz Chagas, Márcio Fernandes

Resumo


O artigo apresenta um estudo sobre o momento de difusão do rádio e o papel de massificar discursos, notas, notícias, reportagens e nomes políticos. Historicamente posto como um meio de fácil acesso, a “capelinha”, como era chamada ainda nos anos 1920, foi uma ferramenta poderosa para a construção da imagem de políticos e fatos, ganhar eleições e ser uma estratégia para a governabilidade. Com base nos conceitos de produção de sentido de Eliseo Verón (1980), o trabalho faz uma análise semiótica de discursos que eram transmitidos em cadeias radiofônicas durante o Primeiro Peronismo de Juan Domingo Perón, na Argentina. A referência para análise de um dos pioneiros na utilização do meio são quatro áudios capitais veiculados em cadeia nacional entre 1946 e 1955. Assim, utiliza  o modelo metodológico de análise semiótica e discute as formas estratégicas da presença política no rádio no período de massificação do meio na Argentina.

Palavras-chave


Rádio. Populismo político. Perón. Verón.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.60120176071

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