Identificação da Zona de Desenvolvimento Proximal como proposta de intervenção da dificuldade de leitura.

Bruno Melo Cunha

Resumo


O presente trabalho refere-se a um estudo sobre a identificação da zona de desenvolvimento proximal como proposta de intervenção sobre a dificuldade de leitura no que concerne a compreensão da leitura realizado no decorrer do ano de 2007 na clinica escola da Faculdade Faespi. O estudo tem como objetivo principal identificar a zona de desenvolvimento proximal como proposta de intervenção na dificuldade de leitura e tem por objetivos específicos: Atuar na zona de desenvolvimento proximal; Estimular a superação da dificuldade de aprendizagem usando a zona de desenvolvimento proximal. Participou desse estudo um aluno de graduação do curso de pedagogia. Para atingir os objetivos foram realizadas trinta e seis sessões no total, sendo duas por semana, na clinica escola da faculdade Faespi, no decorrer das sessões foram aplicados testes como: Padrão Gráfico Evolutivo e Dificuldades Crescentes. De acordo com a analise das respostas dos testes, verificou-se a confirmação da dificuldade de leitura, mais precisamente na compreensão dos textos, fato este evidenciado durante as sessões, pois o aprendente demonstrou pouca capacidade reflexiva e um vocabulário pobre.

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