A LÍNGUA PORTUGUESA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM OLHAR SOB A ARTICULAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DAS IDEAIS LINGUÍSTICAS E A ANÁLISE DE DISCURSO

Marcos Paulo de Sousa Araújo, Maraísa Lopes

Resumo


Este trabalho analisa como a Língua Portuguesa é significada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise, recorremos à História das Ideias Linguísticas por ser uma teoria que nos permite pensar a gramatização e a instrumentalização de uma língua a partir de instrumentos linguísticos (AUROUX, 2014), os quais podem ser gramáticas, dicionários, a questão do ensino e seus programas, materiais literários etc. (ORLANDI, 2001). Inscrevemo-nos, ainda, teórico-metodologicamente no campo da Análise de Discurso Materialista, que propõe o discurso como efeito de sentido entre locutores (PÊCHEUX, 2010). A pesquisa mostra que na Base há uma língua representada como mediadora para a construção de uma cidadania, logo, é uma língua que deve ser usada para e no meio social, mas, principalmente, para ser o elo entre o falante e sua conquista de direitos e aplicação de deveres. Também é possível perceber que há uma variação entre uma língua oficial, nacional e materna, pois ao passo que o documento aborda elementos para, por exemplo, a construção de um “bom texto”, também norteia aspectos como as mudanças que ocorrem na língua devido à mudança de variáveis diversas, fazendo com que, nesse sentido, a língua materna seja apontada como aquela em que o falante é inserido.


Palavras-chave


Língua Portuguesa. Base Nacional Comum Curricular. Língua Oficial. Língua Nacional. Língua Materna.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.