O DISCURSO CONSTRUÍDO PELOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS

Natália Elvira Sperandio

Resumo


O presente trabalho possui como escopo promover uma breve análise da forma pela qual os gêneros textuais vêm sendo abordados e trabalhados pelo livro didático de língua portuguesa. Ou seja, nosso intuito é apresentar de que forma o material didático, adotado por uma escola estadual de São João del-Rei, aborda o ensino de língua materna. Será que esse material ainda trabalha as questões gramaticais pelo viés de fragmentos textuais, com frases descontextualizadas ou produz um ensino interacionista que tem como objeto de ensino os mais variados gêneros textuais que se fazem presentes em nossa sociedade. Como forma de promovermos nossa discussão, tomaremos como arcabouço teórico os principais estudos sobre gêneros textuais e alguns trabalhos sobre livros didáticos da língua portuguesa. Como resultado, foi possível verificar que o livro colocado em análise apresenta uma variedade relativa de gêneros textuais na abordagem da parte teórica e prática do ensino de língua portuguesa, porém não há um trabalho aprofundado com esses gêneros, sendo apenas utilizados como mero pretexto para o ensino gramatical. O que observamos é que o gênero charge foi o que teve maior incidência e que a unidade com o maior número de gêneros foi a dedicada às classes de palavras. Destacamos que em nenhum momento houve a conceitualização dos gêneros empregados, isto é, não são apresentados ao aluno antes de proporem as atividades, pressupondo que os discentes tivessem um conhecimento a priori desses gêneros. Logo, esse tipo de ensino vai de encontro ao postulado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (1998) com os trabalhos de sequência didática. Além do mais, as atividades propostas não se diferem das encontradas em gramáticas tradicionais, nas quais há o predomínio de propostas de mera classificação.

Palavras-chave


Gêneros textuais; Livro didático; Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Tradução de Antonio Pinto de Carvalho. São Paulo: Difel, 1995.

BATISTA, A. A. G.; ROJO, R. ZÚÑIGA, N. C. Produzindo livros didáticos em tempos de mudança (1999 – 2002). In: MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008. p. 47-72.

BATISTA, A. A. G.; ROJO, R. Livros escolares no Brasil: a produção científica. In: MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008. p. 13-46.

Brasil. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF; 1998.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, N.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 93-128.

GRILLO, S. V. C.; CARDOSO, F. M. As condições de produção/reprodução dos gêneros discursivos em atividades de leitura de livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. In: ROJO, R.; BATISTA, A. (Org.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas – São Paulo: mercado das letras, 2014. p. 101-124.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábora Editorial, 2008.

MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. Atividades de escrita em livros didáticos de língua portuguesa: perspectivas convergentes e divergentes. In: MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008. p. 237-260.

ROJO, R. O perfil do livro didático de língua portuguesa para o ensino fundamental (5º a 8º séries. In: ROJO, R.; BATISTA, A. (Org.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas – São Paulo: mercado das letras, 2014. p. 69-100.

SILVA, C. R. Formas de uso dos novos livros de alfabetização: por que os professores preferem os métodos tradicionais? In: MARCUSCHI, L. A. CAVALCANTE, M. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008. p. 185-204.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.