OS EFEITOS DISCURSIVOS PRESENTES EM FAKE NEWS: a manipulação de informações sobre a covid-19

Maria de Fátima dos Santos Barros

Resumo


Em vistas a constante disseminação de desinformação na sociedade, o fenômeno da fake news tem levado inúmeros questionamentos, até porque o desejo da verdade parece estar mascarado na esfera social, frente a pós-verdade. Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de sentido ideológicos discursivos por meio das teorias de pós-verdade e poder discursivo elencados por Foucalt (1996) que estão veiculados em fake news, surgidas durante a pandemia da Covid-19, assim discutir os resultados que estes discursos têm tomado na sociedade. Destarte, o corpus da pesquisa se trata de duas fake news, uma sobre o desabastecimento de mercadorias em um supermercado de Belo Horizonte e outra sobre um remédio caseiro que supostamente combateria a doença. Para tanto, dispõe-se das teorias de Foucalt (1996) que trata de conceitos relativos ao desejo da verdade e seus desdobramentos; Orlandi (1994) que traz contributos sobre a produção de sentidos textuais, enquanto o discurso sendo objeto linguístico-histórico; Bakhtin (2006) sobre a natureza social do signo. Assim, identifica-se a constante reverberação discursiva, que permeia na sociedade e desencadeia efeitos de verdades obtusas, permitindo a manipulação da informação e também do comportamento social frente às ideologias compartilhadas, as quais acabam por ignorarem a razão e optarem pela emoção, atrelando o conceito de pós-verdade a estas conjecturas. Portanto, conclui-se que os efeitos provocados pelas fake news ocasionam um caos social, uma vez que a ideologia está incorporada pelo comportamento individual e social. Assim, espera-se que com este trabalho possam urgir novos questionamentos acerca das desinformações que circundam as redes sociais e efetivar políticas educativas que promovam a educação midiática.

 

 


Palavras-chave


Ideologia; Fake news; Covid-19.

Texto completo:

PDF

Referências


ARCANJO, Laís. Desinformação e os perigos do compartilhamento de conteúdos falsos. UOL: JC, 2020. Disponível em: Acesso em: 12 jun.2020.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da linguagem. 12ª Edição: HUCITEC, 2006.

BOSI, Alfredo. Ideologia e contraideologia : temas e variações / Alfredo Bosi. — São Paulo : Companhia das Letras, 2010.

CARDOSO et.al. As Fake News numa sociedade pós-verdade Contextualização, potenciais soluções e análise. Obercom, 2018. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2020.

CARINHATO, Cristiane. O funcionamento discursivo das fake news: a criação do produto midiático. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1998.

FOUCALT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

LOBÃO, Evandro de Carvalho. O princípio educativo nos fundamentos da filosofia da práxis. Florianópolis: UFCS, 2015.

ORLANDI, Eni. Texto e discurso. SP: Unicamp, 1994.

PAVANELLI, Lucas. Fake news circulam nas redes e desinformam sobre coronavírus. R7, 2020. Disponível em: Acesso em: 11jun. 2020.

PIAIA, Victor Rabello. Rumores, fake News e o impeachment de Dilma Rousseff. Programa

de Pós-Graduação em Ciências Sociais- UFRJ v.13 n.2. 2018. Disponível em:

https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12427>. Acesso em 10 jun. 2020.

PIVA, Fernando. Negação da ciência cresce no Brasil e é uma ameaça em tempos de pandemia. Adunicamp, 2020. Disponível em: < http://adunicamp.org.br/novosite/negacao-da-ciencia-cresce-no-brasil-e-e-uma-ameaca-em-tempos-de-pandemia/> Acesso em: 12 jun. 2020.

ROJO, Roxane Helena R. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

TASSO, I., and NAVARRO, P., orgs. Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas [online]. Maringá: Eduem, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.