OS ARGUMENTOS QUASE LÓGICOS NO DISCURSO TEOLÓGICO: EM CENA, OS ORADORES JESUS CRISTO E NICODEMOS

Max Silva da Rocha

Resumo


A retórica, segundo a concepção aristotélica, é entendida como uma faculdade capaz de observar e desvelar o que cada discurso comporta de elemento persuasivo. Assim, este trabalho, inserido nos estudos retóricos da linguagem, tem como principal objetivo analisar o uso da argumentação quase lógica presente em um trecho da conversa entre os oradores Jesus Cristo e Nicodemos no discurso teológico e/ou bíblico. Para tanto, toma a retórica como uma arte e/ou técnica de convencer e persuadir o outro pelo discurso. A partir desse entendimento, segue-se uma abordagem de linha qualitativa em que os dados são analisados de maneira processual, descritiva e interpretativista. O estudo embasa-se em autores como: Abreu (2009), Aristóteles (2011), Ferreira (2015), Meyer (2007), Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2014), Rocha (2020), entre outros. A análise centra-se no discurso teológico e/ou bíblico, uma vez que o corpus é constituído a partir de um texto retirado do terceiro capítulo do livro bíblico Evangelho de João. Por meio da conversa entre os oradores Jesus Cristo e Nicodemos, foi possível verificar como ambos agiram persuasivamente. Os resultados indicam que os referidos oradores recorreram aos argumentos quase lógicos (transitividade, ridículo, definição, regra de justiça, comparação, incompatibilidade e sacrifício) para tentar convencer e persuadir.


Palavras-chave


Retórica; Argumentos quase lógicos; Discurso teológico.

Texto completo:

PDF

Referências


A BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. 2. ed. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. 896p. Velho Testamento e Novo Testamento.

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê, 2009.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

BEZERRA, Benedito Gomes. A palavra de Deus na palavra humana: gênero, preconceito e tradução da bíblia à luz da linguística. São Paulo: Pá de Palavra, 2019.

DA ROCHA, M. S.; OLIVEIRA SANTOS, M. F. Os argumentos quase lógicos e os lugares da argumentação no gênero propaganda oral radiofônica. Domínios de Lingu@gem, v. 14, n. 1, p. 196-217, 11 fev. 2020.

FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha V. de Oliveira; AQUINO, Zilda Gaspar de Oliveira. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRA, Luiz Antônio. Leitura e Persuasão: princípios de análise Retórica. São Paulo: Contexto, 2015.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LEACH, Joan. Análise retórica. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MEYER, Michel. A Retórica. São Paulo: Ática, 2007.

MELO JUNIOR, José Nildo Barbosa de. Aspectos textuais e conversacionais na entrevista oral no radiojornalismo alagoano. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.

MORAIS, Eduardo Pantaleão de. O macroethos racional e o afetivo na argumentação do julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Campinas/SP: Pontes Editores, 2019.

PERELMAN, Chain; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, [1958] 2014.

REBOUL, Oliver. Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ROCHA, Max Silva da; SANTOS, Maria Francisca Oliveira. Análise retórica do gênero discursivo sermão oral. Polifonia, Cuiabá/MT, v. 25, n.37.1, p.88-106, janeiro-abril de 2018.

ROCHA, Max Silva da. As práticas argumentativas de oradores religiosos cristãos do agreste alagoano.2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.

SILVA, Lucas Nascimento. O orador Jesus Cristo e suas técnicas argumentativas: um estudo retórico no Sermão do Monte. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.