ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO: ANÁLISE DOS STICKERS NAS INTERAÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS NO WHATSAPP

Cíntia Maria Barbosa de Sousa

Resumo


Os sentidos na atividade comunicativa não são pré-estabelecidos, mas sim construídos no decorrer da interação, a partir de estratégias sociocognitivas, interacionais, discursivas. De acordo com Cavalcante (2012), é assim que se caracteriza a referenciação, podendo ser aplicado tanto a textos verbais, como não-verbais e multimodais. Sob essa ótica, o referente é constituído como objeto-de-discurso, o qual vai sendo recategorizado à medida que o discurso se constrói, com os sujeitos envolvidos. Partindo desse aparato teórico, pretende-se, nesta pesquisa, perceber de que maneira o gênero textual aqui proposto pode abarcar as estratégias de referenciação. A metodologia utilizada consiste na análise de 5 conversas de estudantes universitários de idade entre 18 e 22 anos no aplicativo de mensagem WhatsApp, os quais fizeram uso das denominadas figurinhas (stickers) no processo de interação. Utilizou-se como referências bibliográficas autores como CAVALCANTE (2012), CUSTÓDIO FILHO (2011), PAULO RAMOS (2012), KOCH (2008), entre outros. Como resultado, é possível perceber, nas conversas, que a construção de sentido ocorre quando se relaciona a figurinha (podendo ser multimodal ou somente visual) ao texto verbal, bem como a estratégias de leitura. A partir do uso das figurinhas, há a retomada do que foi anteriormente falado, com uma construção e/ou (re)categorização do objeto de discurso, de modo que, ao inserir esse recurso, escolhe-se aquela que melhor se adequa ao seu dizer e a sua reação mediante a mensagem. Ou seja, há a escolha de figurinhas que demonstram felicidade, tristeza, surpresa, entre outros, a depender da intenção do locutor e da situação de interação. Assim, no meio analisado, há o processo de construção de sentido por meio da referenciação. Ainda, é possível observar que essa perspectiva pode ser utilizada na sala de aula como uma didatização do ensino do assunto em questão. 


Palavras-chave


Palavras-chave: referenciação, multimodalidade, sticker.

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