GÊNEROS DIGITAIS E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O GÊNERO MEME

Elayne Cristina da Silva

Resumo


Sabemos que atualmente as informações transbordam nas redes sociais. Dessa maneira, os gêneros digitais ganham destaque por se adequarem às necessidades de comunicação dos indivíduos. Dentre os variados gêneros digitais, o gênero meme é um dos mais utilizados, justamente por abordar os acontecimentos da atualidade de maneira cômica e crítica, e por propagar informações em massa. Possuindo flexibilidade de misturar diferentes tipos de linguagem no seu processo de produção. No que diz respeito ao ensino, apesar do impulso dos gêneros digitais, ainda há dificuldades em usá-los enquanto objeto de ensino nas práticas pedagógicas em sala de aula. Desse modo, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência docente vivenciada em uma oficina sobre o gênero digital meme, realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Bernardo. Essa oficina foi direcionada aos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da rede pública de São Bernardo-MA, a fim de propiciar aos alunos o conhecimento de algumas ferramentas de produção de memes através do uso do celular, e de características próprias da linguagem e uso social desse gênero. Dentre os conceitos discutidos, temos gêneros digitais, memes, multiletramentos e hipermodernidade. Como aporte teórico metodológico, recorremos a Dawkins (2007), BNCC (2018), Rojo e Barbosa (2015), dentre outros. Destacamos como principais resultados, o engajamento dos alunos nas atividades de leitura e produção textual, e a habilidade revelada no manuseio de aplicativos para produção dos memes.


Palavras-chave


Ensino; Meme; Multiletramentos.

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