FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE PARA A FORMAÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO

Adriana Paula da Silva Amorim

Resumo


O contexto comunicativo atual é marcado por práticas de linguagem que requerem dos indivíduos o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita cada vez mais ligadas aos multiletramentos, os quais referem-se não somente às diferentes formas de utilizar a linguagem (visual, sonora, verbal e corporal), mas também as múltiplas culturas em que os textos circulam, em linha com RIBEIRO (2016), ROJO (2012), ROJO e MOURA (2019). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) já apontavam questões dessa natureza, e a publicação da Base Nacional Comum Curricular (2017) ratificou a necessidade de que a escola prepare os jovens para esses novos usos da linguagem, nos diversos contextos sociais, de forma crítica. Emerge, portanto, que o professor da educação básica esteja apto a trabalhar essas habilidades na sala de aula, amparando-se em sua formação inicial e/ou continuada, lançando mão das teorias e das estratégias de ensino eficientes para seu público-alvo. A fim de verificar a abordagem dos multiletramentos nas salas de aula do Ensino Médio do estado do Ceará, realizou-se um questionário eletrônico com professores da rede pública e particular, identificando seu nível de preparação – na formação inicial e/ou continuada – e a atuação docente desses profissionais em relação à formação dos multiletramentos para os jovens. A partir da análise preliminar dos resultados, é possível afirmar que, do ponto de vista do professor, ainda há muito o que avançar na formação docente para o trabalho com multiletramentos nas salas de aula do Ensino Médio. Espera-se, portanto, que estudos como este fomentem a promoção de novas oportunidades de formação desses profissionais, preparando-os e instrumentalizando-os eficazmente.


Palavras-chave


Multiletramentos; Formação docente; BNCC

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Referências


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