A LEITURA DE IMAGENS EM MANGÁS: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DENTRO DAS IMAGENS SEGUNDO ASPECTOS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Ana Karolina De Melo Pessoa Oliveira

Resumo


RESUMO: A contemporaneidade lida com uma diversidade textual, onde constantemente novos tipos de textos são produzidos, a exemplo produções nipônicas, populares principalmente entre o público jovem. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar os movimentos que são realizados na prática leitora já postulados pela GDV e constatar se os mangás seguem tal relação, observando aspectos culturais intrínsecos para que a compreensão leitora seja eficiente. Para o suporte teórico, a pesquisa está embasada nos movimentos propostos para análise de imagens da Gramática do Design Visual, postulada pelos autores Kress e Van Leeuwen (2006), bem como a obra de Faria (2007) que estabelece relações entre a imagem e o mangá na pós-modernidade, assim como reflexões sobre a cultura dentro das imagens nipônicas em Batistella (2015). O estudo aqui apresentado é de natureza qualitativa, com abordagem analítica, tendo como amostra as primeiras páginas de cinco obras nipônicas, sendo estas Naruto, One Piece, Kimetsu no Yaiba e My Hero Academia; com o intuito de investigar os movimentos realizados na leitura com base nas diretrizes da GDV, observando que ela estabelece a organização dos elementos na imagem de modo que haja o plano ideal (superior), o real (inferior), bem como a divisão entre o novo (direito) e o velho (esquerdo), tais foram postulados com uma visão ocidental da leitura, logo a análise das obras orientais selecionadas irão estabelecer se esses aspectos que regem o movimento leitor nas imagens continuam ou sofrem alguma modificação. Os resultados apontam que, por serem obras orientais, as disposições dos elementos são diferentes do que é proposto pelo GDV, a exemplo da disposição dos movimentos que se referem ao campo do novo (direito) e o velho (esquerdo). Desse modo, questões referentes à cultura japonesa precisam ser levadas em consideração para uma compreensão leitora da semiótica apresentada nas obras em análise.


Palavras-chave


Leitura de imagens, Gramática do Design Visual, Leitura de mangá.

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTELLA, Danielly. Mangá: o jogo entre palavras e imagens. Revista Icarahy, n. 1, 2009.

______, Danielly. Como aspectos da cultura popular japonesa são representados e engrendrados por meio das palavras e imagens do mangá. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 3, n. 5, p. 197-217, 2015.

______, Danielly. De trás para frente ou ao contrário: o mangá e a leitura à revelia da escola. 2009. Dissertação de Mestrado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo.

DUARTE, Matheus Henrique; DIAS, Francieli Aparecida; FERREIRA, Helena Maria. Multimodalidade e multissemiose no processo de produção de sentido: uma análise da GDV. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016.

FARIA, Mônica Lima de. Comunicação pós-moderna nas imagens dos mangás. 2007. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

FERNANDES, Adriana Hoffmann. O jovem e o consumo do mangá: reflexões sobre narrativa e contemporaneidade. UERJ. 2006.

GERVAISEAU, Henri Arraes. A atualidade da imagem e a imagem da atualidade. DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, n. 1, p. 139-163, 2006.

GUALBERTO, Clarice Lage. Multiletramentos a partir da gramática do design visual: possibilidades e reflexões. Anais do SILEL, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2013.

HALLIDAY, Michel Alexander Kirkwood. An introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.

____________; MATTHIESSEN, Christian MIM. Halliday's introduction to functional grammar. Routledge, 2004.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006 [1996].

LUYTEN, Sônia. Mangá produzido no Brasil: pioneirismo, experimentação e produção. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, da INTERCOM–Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Belo Horizonte (MG). 2003.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. Editora Melhoramentos, 2012.

SANTOS, Záira Bomfante. As considerações da Gramática do Design Visual para a constituição de textos multimodais. 2010.

SÉRVIO, Pablo. O que estudam os estudos de cultura visual?. Revista Digital do LAV, v. 7, n. 2, p. 196-215,


Apontamentos

  • Não há apontamentos.