Os que bebem como os cães, de Assis Brasil: Uma reunião de gêneros literários

Ederson Dias de Carvalho

Resumo


Os gêneros literários sofreram o impacto da chegada do pós-modernismo e suas novas vertentes. Dentre eles, um dos que mais sofreu tal impacto, como também um dos que mais se adaptou aos novos tempos, foi o gênero Épico/Narrativo. Ele possui uma grande capacidade de mutabilidade, adaptabilidade, com forte viés para agregar propostas das mais arrojadas sobre a liberdade estética. Além disso, tal gênero constitui-se num terreno fértil para abrigar o sujeito pós-moderno e todas as suas inquietações. O escritor Assis Brasil, um cânone vivo da Literatura Piauiense, tem ciência de todas as transformações que o romance vem atravessando ao longo do tempo e procura trabalhar essas transformações nas suas obras. Assim, o objetivo deste estudo é mostrar como o romance Os que bebem como os cães, do escritor Assis Brasil, consegue reunir harmonicamente características dos gêneros Lírico, Épico/Narrativo e Dramático. Para tanto, desenvolveu-se aqui uma pesquisa bibliográfica, de caráter analítico-qualitativa, com base nos autores Bakhtin (2015), Bastazin (2006), Lukács (2009), dentre outros. Os resultados revelam que o referido romance é um legítimo produto do impacto que o pós-modernismo causou nos textos literários. Tais resultados revelam ainda que a obra Os que bebem como os cães, pertencente ao gênero Narrativo, consegue (re)unir, numa tessitura textual bem construída, características também dos gêneros Lírico e Dramático.


Palavras-chave


Gêneros literários; Os que bebem como os cães; Assis Brasil

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística. Tradução: Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2015.

BASTAZIN, Vera. José Saramago: hibridismo e transformação dos gêneros literários. Revista Nau Literária. Porto Alegre, v. 02, n. 02, jul./dez. 2006.

BRASIL, Francisco de Assis Almeida. Os que bebem como os cães. 8. ed. Teresina: Edições do Autor, 2013.

LUKÁCS, G. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

TYNIANOVE, J. A noção de construção. In: EIKHENBAUM; et. al. Teoria da Literatura – formalistas russos. Organização de Dionísio de Oliveira Toledo. Porto Alegre: Globo, 1976.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.