A CONCEPÇÃO DE ROMANCE NA CRONÍSTICA DE CLARICE LISPECTOR

Octávio Augusto Ferreira Soares

Resumo


Nesta comunicação, analiso a crônica Ficção ou Não, publicada em 1970 no Jornal do Brasil pela escritora Clarice Lispector.  O objetivo é identificar, a partir da leitura do texto jornalístico, qual é a concepção de romance defendida pela autora, além de observar quais são os elementos críticos que podem ser encontrados na defesa que Clarice Lispector faz do tipo de romance que produz. Nesse sentido, a hipótese de leitura da crônica é a de que a escritora, em um raro momento de defesa crítica de sua obra, parece estar à par das mudanças ocorridas na literatura, como aponta Rancière (2010). Esse trabalho se justifica, portanto, porque pode contribuir para a leitura das obras da autora, a partir de um lugar de entendimento da própria autora.

Palavras-chave


Clarice Lispector; Crítica Literária; Crônica;

Texto completo:

PDF

Referências


BAILEY, Cristina Ferreira-Pinto. Clarice Lispector e a crítica. Disponível em: http://www.hispanic.pitt.edu/iili/IntroLispector.pdf, 7-23. Acesso em: 10 jun. 2020.

GOTLIB, Nádia Battella. Clarice Lispector: Jornalista-Escritora ou Escritora-Jornalista?. Revista Rascunhos Culturais, Coxim/MS v. 9 n. 15 p. 13 - 37 jan./jun. 2017. Disponível em: Acesso em: 13 ago. 2020.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MOSER, Benjamin, Clarice, São Paulo: Cosac Naif. 2009.

RANCIÈRE, Jacques. La parole muette: Essai sur les contradictions de la littérature. Paris: Pluriel, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.