TURISMO NA PANDEMIA: o que dizem os discursos jornalísticos on-line de países hispânicos

MARIA FRANCISCA DA SILVA

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido a partir do projeto PIBIC- MEMÓRIAS DO ESPANHOL EM TERRAS MARANHENSES: traçando fios, tecendo histórias. O objetivo deste artigo foi analisar discursos da esfera do turismo como resultado desse momento da pandemia, apoiado na apoiado na AD e na teoria de gênero, com ênfase no gênero notícia. Partimos do pressuposto de que pelo discurso, os profissionais da área de turismo podem ampliar sua atuação entendendo como outros países estão lidando com esse momento de distanciamento social, possibilitando aprendizagem de língua espanhola e ampliando o leque de discussão sobre o turismo e a pandemia. Destacamos que os estudos da AD constituem aspectos formativos na área de linguagens e de interpretação de texto para os bachareis do Turismo. Propomos uma abordagem do discurso turístico internacional, com um olhar crítico sobre o que dizem sobre o turismo e seu funcionamento neste momento da pandemia. O intuito foi disponibilizar elementos discursivos da área do turismo em língua espanhola que conversem com os discursos veiculados neste momento aqui no Brasil. O corpus é constituído pelas notícias on-line dos jornais La nación e El País. A metodologia é qualitativa, documental e com categorias da Análise do Discurso bakthiniana como gênero do discurso, dialogismo e responsividade. A partir disso, utilizamos como aporte teórico autores tais como: Bakhtin (1895-1975), Brandão (2006), Alves Filho (2011), Silvana Silva (2020). Diante das análises, percebemos que a situação no turismo nos países analisados tem mostrado uma retomada lenta, mas progressiva, o que inferimos ser possível aqui no Brasil após fase de isolamento social.    


Palavras-chave


Turismo. Gênero Notícia. Pandemia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES FILHO, F. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

BAKHTIN, M. M Os gêneros do discursos. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: editora 34, 2016 [1979]

______. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad.:Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 1997 [1929].

VOLOCHINOV,V.N. Discurso na vida e discurso na arte. In: A construção da enunciação e outros ensaios. Trad.: João Wanderley Geraldi. São Paulo: Pedro & João editores, 2013 [1926].

______. Teoria do Romance I: a estilística. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015 [1934-1936].

______. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013 [1942-1945].

BAKHTIN, M. M. (VOLOCHÍNOV, V. N). Marxismo e filosofia da linguagem. Ed.12ª. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAKHTIN, M. M. Gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

MANTOVANI, Emiliano Teran. El Coronavirus más allá del Coronavirus: umbrales, biopolítica y emergencias. Publicado el Mar 22, 2020

SILVA, Silvana K Marques. Os (des)caminhos turísticos: Reflexões em cenários pandêmicos.Palestra proferida 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.