PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS-DISCURSIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIA REALIZADA POR MEIO DO PIBID

Chrisllayne Farias da Silva, Thaís Calixto Felipe

Resumo


Sabe-se que por muitos anos o ensino de língua portuguesa manteve-se ancorado a gêneros textuais que, por muitas vezes, distanciavam-se da realidade social do aluno, além de manter o privilégio da norma culta em detrimento da linguagem coloquial. Pensando nisso e em busca de considerar os novos enfoques da BNCC (2018), foi desenvolvido juntamente com outros bolsistas, o projeto “Versos que Contam” na escola EMEF Antônio Vital do Rêgo, localizada no Município de Queimadas – Paraíba, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto foi elaborado com o objetivo de ampliar práticas de letramento, habilidades de leitura e escrita, bem como o trabalho com as variações linguísticas. Para tanto, a equipe buscou apresentar gêneros e temáticas em concordância com o contexto social dos alunos, considerando também os pressupostos de Dolz e Schneuwly (1999) que enfatizam a necessidade dos alunos estarem em verdadeiras situações de comunicação, nas práticas reais da linguagem, através do uso concreto dos gêneros. Para isso, utilizamos como objeto de trabalho os folhetos de cordéis. Outros gêneros também ganharam espaço nas aulas, como as memórias literárias, poesias, canções, lendas, entre outros. Também foram utilizados recursos para integração dos alunos a práticas tecnológicas. Entende-se que a perspectiva dos gêneros textuais como intermédio para o ensino-aprendizagem torna-se cada vez mais eficaz e necessária. Sendo preciso observar o modo como a abordagem é realizada, considerando os aspectos que possibilitam a contribuição do ensino. Bem como o contexto social do aluno, para que este perceba o sentido de uso atrelado ao gênero utilizado. Para o desenvolvimento do trabalho tomamos como referência as contribuições teóricas de Bakhtin (1997), Dolz e Schneuwly (1996, 1999), Marcuschi (2004), Marinho e Pinheiro (2012), Pereira (2011), Soares (2001) e Pinheiro (2007).

 


Palavras-chave


Gêneros textuais; Ensino-aprendizagem; Função social.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Lutar com as palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

ANTUNES, I. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: Acesso em: 07 de julho de 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: Acesso em: 07 de julho de 2020.

BARROS, E.M.D.; Rios-Registro, E.S. (Orgs.) Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. São Paulo: Pontes Editores, 2014.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução e revisão de Maria Emsantina Galvão G. Pereira e Marina Appenzellerl. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAZERMAN, C. Gêneros, Agência e Escrita. Judith C. Hoffnagel; Ângela P. Dionísio (orgs). São Paulo: Cortez, 2011.

BAZERMAN, Charles. Escrita, gênero e Interação Social. Judith C. Hoffnagel; Ângela P. Dionísio (orgs). São Paulo: Cortez, 2007.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2019.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Genres et progression en expression orale et écrite: elements de réflexions à propôs d’une expérience romande. Emjeux, 1996.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Os gêneros escolares – Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 11, p. 5-16, mai/jun/jul/ago 1999.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

KLEIMAN, A. Preciso ensinar letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: CEFIEL/UNICAMP, 2005.

LOPES-ROSSI, M.A.G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, A.C; G; GAYDECZKA, B; BRITO, K.S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. (p. 69-82)

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análises de texto e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, L.A. DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010.

MARINHO, A.C; PINHEIRO, H. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

PEREIRA, R.C.M. Práticas de leitura e escrita na escola: construindo textos e reconstruindo sentidos. João Pessoa: UFPB, 2011.

REIS, L.G. Produção de monografia da teoria à prática: o método de educar pela pesquisa. 2.ed. Brasilia: Senac- DI, 2008.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.