PRODUÇÃO COLETIVA DE CONTO DE INVESTIGAÇÃO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Skarllethe Jardannya Batista Cavalcante, Marina Oliveira Lélis Viana

Resumo


Resumo: Sabemos que a Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo definir um conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis aos estudantes do Brasil. Diante disso, na produção textual, os alunos devem, com autonomia e/ou com o auxílio do professor, planejar textos considerando: situação comunicativa, interlocutores, propósito comunicativo, circulação, suporte, linguagem, forma do texto e seu tema. Nesse sentido, neste trabalho, objetivamos, por meio de relato de experiência, realizar reflexões sobre a escrita coletiva do gênero narrativo Conto de Investigação no 4º Ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada de Teresina. Essa produção coletiva foi realizada em oito turmas da mesma série, com o intuito de, ao final, montar uma coletânea de contos de investigação que pudesse circular por todas as turmas. Com relação à metodologia, este trabalho foi dividido em cinco momentos: primeiramente, os alunos foram expostos a vários textos, vídeos e um livro acerca do gênero Conto de Investigação; no segundo momento, discutimos sobre as características composicionais e estruturais desse gênero narrativo; no terceiro momento, os alunos, com o auxílio da professora, realizaram o planejamento do texto; no quarto momento, cada grupo de aluno escreveu uma etapa da narrativa, conforme sorteio; no último momento, após a revisão textual, a professora e os alunos organizaram o texto, seguindo as etapas da narrativa. Como suporte teórico, baseamo-nos em Dolz; Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Citelli e Bonatelli (2011), Ferrarezi e Carvalho (2015), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Nos resultados, observamos que os estudantes se apropriaram mais da escrita do gênero em estudo, uma vez que a produção coletiva propiciou uma maior autonomia para a produção individual, que se deu posteriormente. Além disso, os alunos atentaram-se à importância do planejamento textual, pois observaram que, quando as etapas escritas por cada grupo foram organizadas formando um texto, o resultado ficou coerente.

 

 What do you want to do ?New mailCopy

Palavras-chave


Gêneros narrativos; Escrita coletiva; Planejamento textual

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BAWARSHI, A.; REIFF, M. J. Pesquisa de gêneros em contextos acadêmicos. In: Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola, 2013.

CARVALHO, R. S.; FERRAREZI J., Celso. Produzir textos na educação básica: o que saber / como fazer. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

CITELLI, B.; BONATELLI, I. A escrita na sala de aula: vivências e possibilidades. In: CITELLI, B.; GERALDI, J. W (org.). Aprender e ensinar com textos de alunos. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 121-176.

LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 69-82.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MELO, B. O. R. A apropriação dos gêneros textuais nas séries iniciais. Anais da XX jornada Gelne – João Pessoa, 2004. Disponível em: http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2004/PDF/b%E1rbara%20ol%EDmpia%20ramos%20de%20melo.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasil, Governo Federal, 2017. 600 p.

SCHENEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.