DIZER COM IMAGENS E PALAVRAS: UM OLHAR SOBRE A LEITURA DE FIGURINHAS NO WHATSAPP E AS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA PARA A GERAÇÃO DE SENTIDOS
Resumo
A leitura de texto, em tela, tem exigido conhecimentos que vão além das fronteiras do impresso. Entender como os signos são combinados para a geração de sentidos é um dos focos da Semiótica Social que, juntamente, com pressupostos da Linguística Textual sustentam o aporte teórico do presente estudo cujo objetivo consiste em apresentar um olhar sobre a leitura de Figurinhas no WhatsApp e as estratégias de compreensão leitora presentes no processo de construção de sentidos delas e o seus contextos de circulação. Para tanto, três grupos existentes na citada rede social formam o espaço de coleta e análise dos dados. Aspectos como a velocidade das interações, a variedade de assuntos, a quantidade de pessoas, a idade, o grau de escolaridade e outros foram levados em consideração para a delimitação dos três perfis como ambientes de pesquisa. De natureza qualitativa e abordagem explicativa e descritiva, a investigação aqui realizada conta com as contribuições de Halliday (1994) acerca das metafunções que o texto desenvolve; Van Leeuwen (2005) com os apontamentos iniciais sobre a Semiótica Social; Kress e Van Leeuwen (2006) com seus pressupostos analíticos na Gramática do Design Visual; Koch (2009) e Marcuschi (2005) quanto à mobilização dos recursos cognitivos necessários para a produção e compreensão de textos. Resultados prévios apontam que a multissemiose existente nas Figurinhas tem solicitado do leitor movimentos estratégicos, interativos, referenciais e inferenciais diversos para compreensão dos conteúdos informativos expressos de forma verbal e não verbal nas também denominadas stickers, dentre outros resultados. O recorte aqui proposto é uma contribuição em andamento acerca do supracitado objeto de análise e um convite à abertura de mais discussões em torno dele.
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