DIZER COM IMAGENS E PALAVRAS: UM OLHAR SOBRE A LEITURA DE FIGURINHAS NO WHATSAPP E AS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA PARA A GERAÇÃO DE SENTIDOS

Larissa Vitória Oliveira Melo, Roberta ShirleyJany de Araújo, Maria Angélica Freire de Carvalho

Resumo


 A leitura de texto, em tela, tem exigido conhecimentos que vão além das fronteiras do impresso. Entender como os signos são combinados para a geração de sentidos é um dos focos da Semiótica Social que, juntamente, com pressupostos da Linguística Textual sustentam o aporte teórico do presente estudo cujo objetivo consiste em apresentar um olhar sobre a leitura de Figurinhas no WhatsApp e as estratégias de compreensão leitora presentes no processo de construção de sentidos delas e o seus contextos de circulação. Para tanto, três grupos existentes na citada rede social formam o espaço de coleta e análise dos dados. Aspectos como a velocidade das interações, a variedade de assuntos, a quantidade de pessoas, a idade, o grau de escolaridade e outros foram levados em consideração para a delimitação dos três perfis como ambientes de pesquisa. De natureza qualitativa e abordagem explicativa e descritiva, a investigação aqui realizada conta com as contribuições de Halliday (1994) acerca das metafunções que o texto desenvolve; Van Leeuwen (2005) com os apontamentos iniciais sobre a Semiótica Social; Kress e Van Leeuwen (2006) com seus pressupostos analíticos na Gramática do Design Visual; Koch (2009) e Marcuschi (2005) quanto à mobilização dos recursos cognitivos necessários para a produção e compreensão de textos. Resultados prévios apontam que a multissemiose existente nas Figurinhas tem solicitado do leitor movimentos estratégicos, interativos, referenciais e inferenciais diversos para compreensão dos conteúdos informativos expressos de forma verbal e não verbal nas também denominadas stickers, dentre outros resultados. O recorte aqui proposto é uma contribuição em andamento acerca do supracitado objeto de análise e um convite à abertura de mais discussões em torno dele.


Palavras-chave


Palavras-chave: Leitura de Figurinhas no WhatsApp. Multissemioses. Construção de sentidos.

Texto completo:

PDF

Referências


COSCARELLI, C. V. A leitura em múltiplas fontes: um processo investigativo. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v.1, n.1, p. 67-79, jan/jun, 2017.

HALLIDAY, M. A. K. Language as Social Semiotic: the social intepretation of language and meaning. Baltimore, MD: University Park Press, 1978.

_________________. An introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.

_____________.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to Functional Grammar. 3rd edition, London: Hodder Arnold, 2004.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006 [1996].

KOCH, I. G. V. O texto e a construção do sentido. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2003.

_____________. A construção dos sentidos no discurso: uma abordagem sociocognitiva. Revista Investigações. V.18, n.2. UFPE, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

_______________. A compreensão textual como processo criativo. In: UNIVESP. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral, v.11, p. 89-103. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

MOURA, E.; ROJO, R. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005.

RIBEIRO, A. E. F. Ler na tela – novos suportes para velhas tecnologias. Tese (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 2012.

ROJO, R.; BARBOSA, Jacqueline M. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2012.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 26. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.