GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL TIMONENSE

Francisca Cardoso da Silva, Edite Sampaio Sotero Leal

Resumo


RESUMO: Ainda é muito comum aulas de Língua Portuguesa em escolas públicas tomarem como base os gêneros textuais do livro didático para o ensino da língua materna. A partir dessa noção de investigação, o presente trabalho é fruto dos resultados do projeto de Extensão Universitária da UEMA, campus de Timon, intitulado “O jornal na Escola: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa”, aplicado durante os anos de 2018 e 2019, na escola municipal timonense Nazaré Rodrigues. O objetivo foi propor nas aulas de Língua Portuguesa o estudo dos gêneros textuais da esfera jornalística, de cunho impresso aproximando, assim, os alunos de textos contextualizados e de vivência social, para, ao final, culminar com produções textuais a serem publicadas num jornal escolar. Para atingir tal propósito, a metodologia foi pautada em 4 etapas: 1 – a história do jornal e seus objetivos; 2 – estudo dos textos que circulam nos jornais; 3 – produção de textos similares aos do jornal impresso; 4 – publicação dos textos produzidos num jornal a ser exposto no mural da escola.  Para tanto, procuramos embasamento teórico em BAKTIN (1997), ANTUNES (2003), MARCUSCHI (2008), KOCH (2011) e ALVES FILHO (2011), pois sabemos que estes autores entendem o texto como prática social e lugar de interação. Assim, não podemos desvincular o ensino dos gêneros textuais de sua importância sociointeraconista. Como resultados deste trabalho, apontamos: alunos interessados em textos jornalísticos; alunos lendo textos cotidianos; alunos produzindo textos similares a textos de jornais e alunos com suas produções publicadas no jornal escolar. Desse modo, acreditamos que os resultados refletem positivamente nos ideais para os estudos dos gêneros textuais jornalísticos no contexto escolar.

 

 


Palavras-chave


Gêneros jornalísticos; Língua Portuguesa; Jornal Escolar; Letramento Linguístico.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES FILHO, Francisco. Gêneros jornalísticos: noticias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

ANTUNES, Irandé. Aula de português encontro & interação. São Paulo: Parábola editorial, 2003.

BAKTHIN, Mikhail Njkailovitch,1895-1975. Estética da criação verbal. [Tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da tradução Marina Appenzellerl]. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes.1997. Coleção Ensino Superior.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 144p, 1997.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça -1993. Desvendando os segredos do texto.7 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

_______ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed. 5 reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

MARCUSCHI, Luís Antônio - 1946. Produção textual, análises de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

______ . Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SOARES, Magda. Linguagem e Escola: Uma perspectiva social. 17ª ed. São Paulo-SP: Ed. Série Fundamentos, 2008.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editora, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.