RELAÇÕES INTERTEXTUAIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA SOFRÊNCIA MUSICAL

Elizandra Dias Brandão, Djanes Lemos Ferreira Gabriel

Resumo


Há vários fatores que corroboram para a compreensão dos textos. Um desses fatores é a intertextualidade, que é a relação entre os textos, quando um texto é elaborado a partir de outro texto. Dessa forma, o presente artigo se propõe a analisar os processos intertextuais presentes nas músicas intituladas “sofrência”, que se caracterizam por apresentar um conteúdo que retrata sofrimento amoroso, mais conhecido como dor de cotovelo. Objetiva-se com isso apresentar os processos intertextuais, relacionando-os ao gênero musical, especificamente às músicas que tratam de sofrimento amoroso (dor de cotovelo) para a construção de sentido. Essas relações que um texto estabelece com outros enunciados podem ser concebidas de forma explícita ou de maneira sutil, levando o leitor a construir o sentido do texto por meio de inferências, recorrendo ao conhecimento de mundo, conhecimento partilhado e ao seu repertório de leituras. A pesquisa ancora-se nas discussões acerca do assunto feitas por teóricos como: Koch e Elias(2008), Koch(2018), Cavalcante(2018), Mussalim e Bentes(2012). Para tanto, o corpus da análise se constitui de três músicas: Ausência e Todo mundo vai sofrer, de Marília Mendonça, e Casalzinho botequeiro, de Maiara e Maraísa. A escolha das músicas se deu pelo apelo popular das suas letras, que atingem um grande público que se identifica com o tema tratado e assim essas músicas alcançam grande sucesso. Depreende-se com a análise que um texto sempre retoma outro texto ou se reporta a ele, estabelecendo-se, assim, um diálogo intertextual, orientando o leitor a recorrer ao conhecimento prévio de outros textos na busca pelo efeito de sentido.

Palavras-chave


: Intertextualidade. Música. Sofrência.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASILIENSE, Daniele. SEIXAS, Leonardo. Sofrência em tempos de felicidade: a música sertaneja, o álcool e o feminejo. Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS. v.21, n. 45 [22-43] jan.-abr. 2020

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. 1ªed., 5ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2018.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Maria Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto. 2.ed. , 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção de sentidos. 10.ed. , 5ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2018.

SOFRÊNCIA. In:Dicionário Informal on-line. Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/sofr%C3%AAncia/. Acesso em: 27 setembro 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.