A LÍNGUA DE SINAIS NA RECONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS

Natália Almeida Simeão, Sanatiana Gomes Alencar

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da recontação de histórias produzidas em língua de sinais (L1) para o desenvolvimento linguístico das crianças surdas, bem como para a evolução da sua escrita em língua portuguesa (L2), a fim de identificar o que esta produz para o seu aperfeiçoamento comunicativo, e de que forma isto contribui para a sua escrita em L2. O interesse pelo tema partiu mediante as experiências vivenciadas em sala de aula com crianças surdas que estudam no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS-PI). Percebemos nas produções sinalizadas e escritas que existia uma evolução em relação ao desenvolvimento corporal, social e comunicativo da língua de sinais, uma vez que as crianças se sentiam mais seguras e motivadas a sinalizar e escrever aquilo que elas produziram com a recontação. Os sujeitos escolhidos para a pesquisa foram 3 (três) crianças surdas, com idade entre 8 a 11 anos. O desenvolvimento metodológico se deu através da abordagem qualitativa, sendo a coleta dos dados por meio de uma roda de conversas e também através da apresentação de algumas histórias em língua de sinais que foram recontadas pelas crianças. Ao final das recontações foi escolhida uma história para ser analisada, sendo selecionada a história da Páscoa. Para a referida análise utilizamos imagens, textos, vídeos que foram sinalizados e escritos pelas crianças. Para alcançar os resultados propostos pela pesquisa, nos apoiamos em alguns autores, dentre eles podemos citar: Quadros (1997); Goldfeld (2002); Weil e Tompakow (2015); Strobel (2016), entre outros. Concluímos que esse estudo foi de grande relevância, pois interessava saber de que modo a recontação pode ser uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento corporal, social e comunicativo favorecendo às crianças surdas potencialidades linguísticas e de escrita na L2.


Palavras-chave


Língua. Corpo. Recontação de história. Crianças surdas.

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