ANALISANDO A ORGANIZAÇÃO DESCRITIVA DO CONTO “O HOMEM DOS SONHOS”, DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO

Francisca Jaqueline Ferreira de Oliveira

Resumo


A literatura vista como um fato da linguagem trabalha a língua em todas as suas possibilidades e carrega diversos discursos que revelam aspectos sociais, culturais e ideológicos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o a organização descritiva do conto “O homem dos sonhos” de Mário de Sá-Carneiro. Para isso, utilizamos como base teórica a Teoria Semiolinguística focando no pressuposto teórico dos modos de organização do discurso, especificamente, no modo de organização do discurso descritivo. Desse modo, nosso trabalho se classifica quanto à abordagem como qualitativo, quantos aos objetivos como descritivo e como bibliográfica em relação aos procedimentos de coleta de dados, levando em consideração a natureza da fonte. Por fim, os resultados do nosso estudo apontaram que os três componentes da construção descritiva foram utilizados nesse discurso literário, dessa maneira, o componente nomear foi utilizado para apresentar o personagem principal, entretanto, esse personagem não foi nomeado por substantivo próprio, pois o autor quis imprimir na narrativa um tom de mistério. Já o componente localizar-situar, foi utilizado em nosso corpus, nos relatos do homem dos sonhos sobre os países oníricos que ele visitava, cabe destacar que nesses relatos o homem dos sonhos não deixa clara a localização espacial dos lugares e nem o tempo que ele foi visitá-los. Em relação, a qualificação percebemos que ela se manifesta através do olhar subjetivo dos sujeitos e serve para especificar e singularizar os objetos de mundo presentes no discurso.  Portanto, diante do que foi exposto consideramos que os componentes da construção descritiva também para imprimir um clima de mistério ao conto “O homem dos sonhos”. 


Palavras-chave


Organização descritiva; Teoria Semiolinguística; “O homem dos sonhos”;Modo de organização descritivo.

Texto completo:

PDF

Referências


CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos, v. 4, p. 170, 2011.

CASTELO BRANCO, Luis Felipe da Silva. O Piauí na teia dos discursos: os imaginários sociodiscursivos na ficção de Fontes Ibiapina. In: MOURA, João Benvindo de; ROCHA, Max Silva da. Semiolinguística e Retórica: interfaces. Teresina: Editora Pathos, 2021. Disponível em: http://editorapathos.com.br/semiolinguistica-e-retorica-interfaces/ Acesso em: 10 out. 2021.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, S. (org.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 11-27, 2005.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Editora Contexto, 2019.

CORRÊA-ROSADO, Leonardo Coelho. Teoria semiolinguística: alguns pressupostos. Revista memento, v.5, n.2, 2014. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/1826. Acesso em: 15 out. 2020.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2º edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística–I Objetos teóricos. 6ª Edição. São Paulo: Contexto, 2010.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MOURA, João Benvindo de; ASSUNÇÃO, Érica Patrícia Barros. A construção de sentidos no discurso literário: a paratopia numa perspectiva de interface. Letras em Revista (PPGL/UESPI), v. 8, p. 437-450, 2018. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/41. Acesso em: 16 mai. 2021.

MOURA, João Benvindo de; VIEIRA, José Magno de Sousa. Paratopia: o discurso acerca do sujeito niilista alojado no subsolo de Dostoiévski. Revista de Letras Norte@mentos (PPGL/UNEMAT), v. 11, p. 192-205, 2018. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/2627. Acesso em: 23 mai. 2021.

OLIVEIRA, Francisca Jaqueline Ferreira de. Uma análise semiolinguística do conto “O homem dos sonhos”, de Mário de Sá-Carneiro. In: MOURA, João Benvindo de; ROCHA, Max Silva da. Semiolinguística e Retórica: interfaces. Teresina: Editora Pathos, 2021. Disponível em: http://editorapathos.com.br/semiolinguistica-e-retorica-interfaces/ Acesso em: 10 out. 2021.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo, Parábola, 2019.

SOUZA, Iara Silva de. A construção argumentativa e os discursos produzidos no conto “Intestino grosso”, de Rubem Fonseca. Revista Form@re - Parfor/UFPI, v. 8, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/10538. Acesso em: 10 jun.2021.

SÁ-CARNEIRO, Mário. Céu em fogo. Lisboa: Bibliotrônica Portuguesa, 2015.

VOTRE, Sebastião. Análise do discurso. São Paulo. Parábola, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.