O GÊNERO ORAL MÚSICA NA RÁDIO ESCOLA E O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
RESUMO: Este trabalho discute o uso do gênero textual oral música em projetos de rádio escola, mais especificamente o uso da música em língua inglesa. A globalização levou à necessidade de aprendermos outras línguas. E, sendo o inglês a língua mais requisitada em eventos internacionais de todos os tipos, atividades de extensão se fazem necessárias no espaço escolar, uma vez que a carga horária para o ensino do inglês na educação básica parece se mostrar insuficiente para dotar os alunos de conhecimento, pelo menos instrumental, dessa língua para interagir por meio dela. A rádio escolar se configura como uma ferramenta didático-pedagógica eficaz na exploração da funcionalidade sociointerativa dos diversos gêneros textuais. O gênero oral música, inerente à rádio escola, desperta interesse e motivação e amplia os conhecimentos linguísticos e de mundo porque enriquece questões culturais, já que abrange as mais variadas temáticas, classes e idades. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, dialogando com pesquisadores como Kawachi (2008); Proença e Fuini (2020); Baltar (2012); Soares (2015); e Paiva (2009); a fim de levantarmos e analisarmos, criticamente, o maior número possível de informações a respeito do nosso objeto de estudo. Concluímos que o uso do gênero oral música (em língua inglesa) em projetos de rádio escola pode potencializar o aprendizado do inglês como segunda língua a partir de práticas reais de uso dessa língua, desenvolvendo a memória auditiva e oral, a autonomia, a criatividade e a criticidade, além de promover interações socioculturais contextualizadas, atendendo ao que orienta a BNCC e a uma demanda social motivada pelo processo de globalização.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AZEVEDO, Adriana Barroso de, GONÇALVES, Elizabeth Moraes. O Rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do discurso da criança envolvida no processo. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo, Ano 1 – n° 2, Dezembro de 2004
BALTAR, Marcos. Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez, 2012
BARBOSA, Brígida. Uso da mídia rádio no ambiente escolar: uma prática social da oralidade e da escrita. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Universidade Federal do Piauí. Teresina. 2011.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, 1997.
FUINI, Dr. L. L.; PROENÇA, M. H. Música e Pensamento Crítico nas Aulas de Língua Inglesa na Educação Profissional e Tecnológica. Paraná: Revista Educere Et Educare, Vol. 15, N. 36 (2020) Especial Educere, Out. 2020.
KAWACHI, Cláudia Jotto. A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino. 2008. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. Disponível em: .
KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. New York: Prentice-Hall International, 1987.
LIMA, Andreia Coimbra. COSTA, Doroteia Maria Leal. O uso da música estrangeira no aprendizado da língua inglesa. Recife-PE: Amazon Live Journal, v. 4, n 3, p. 1-13, 2022
MARGONARI, D. M. A situação atual do ensino de inglês nas escolas públicas de primeiro e segundo graus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 1997.
MURPHEY, Tim. Music and Song. Resource Books for Teachers. Oxford: Oxford University Press, 1992.
OXFORD, R. (ed) Language Learning Motivation: Pathways to the New Century. Honolulu: University of Hawaii Press, 1999.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O ensino de língua estrangeira e a questão da autonomia. In: LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Ensino e Aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p, 31-38
SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2004.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In: Comunicação e Educação. São Paulo, ECA/USP – Editora Segmento, Ano VII, set/dez. 2000, nº 19, pág. 12-24.
STANSELL, J. W. The use of music in learning languages: a review. University of Illinois, Urbana-Champaign, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.