A PRESENÇA DA INTERTEXTUALIDADE NO VIDEOCLIPE THIS IS AMERICA, DE CHILDISH GAMBINO

Marcos Felipe Borges Teixeira, Cléa Francisca Porto Machado

Resumo


O gênero audiovisual videoclipe é comumente utilizado por artistas musicais como um meio de divulgação, exploração de outros modos de estética e extrapolação de fatores extralinguísticos. Desse modo, compreendendo-o como um gênero textual de caráter sonoro e imagético que determina a unificação da dinâmica de acompanhamento artístico entre o verbal e sonoro presenciado na música e o visual com adição de personagens, roteiro e direção de vídeo, o presente trabalho parte do objetivo de analisar um dos fatores de textualidade mais proveitosos para exercícios de investigação: a intertextualidade. Associando-o à concepção do gênero videoclipe, é possível observar a ocorrência de intertextos no objeto de estudo do presente trabalho: a exposição verbo-visual da música This is América, do cantor e compositor estadunidense Childish Gambino. Ademais, como averiguação de pesquisa, optou-se por analisar o videoclipe em sua completude imagética, não valendo-se de investigações a respeito da composição musical. Com isso, esta pesquisa fundamenta-se na concepção de texto, textualidade e intertextualidade discorridos por Marcuschi (2008), Koch e Elias (2006; 2017), Bakhtin (2011) e Fiorin (2012). Além disso, associando aos estudos do gênero videoclipe proposto por Correa (2019) e Soares (2004; 2007). Ademais, como estratégias metodológicas, adotou-se a abordagem de pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica com o corpus levantado sendo o videoclipe em questão. Desse modo, como instrumento de geração de dados, utilizou-se o registro de observação e averiguação do material selecionado. Os resultados de análise da obra constam a presença de intertextos a todo momento no videoclipe associados a contextualização da sociedade estadunidense, principalmente no que tange a questões de natureza racial e conflitos sociais, além da associação a obras cinematográficas.

Palavras-chave


Texto; Intertextualidade; Videoclipe; This is America

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