O METADISCURSO EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA DO DIREITO EM PORTUGUÊS E EM ESPANHOL

Cássia Neves Lacerda

Resumo


Este trabalho realiza um estudo linguístico-contrastivo sobre os aspectos retóricos do metadiscurso na seção de introdução de artigo científico na área jurídica, em espanhol e em português. O objetivo foi descobrir as semelhanças e diferenças entre a frequência de itens do metadiscurso interpessoal e textual em cada língua e investigar como esse recurso retórico varia nesses contextos linguísticos e reflete a construção do conhecimento nessas línguas em uma área disciplinar específica. A pesquisa adota como base teórica a abordagem de análise de gêneros textuais, tendo como foco a proposta teórico-metodológica sobre os estudos de gênero de Swales (1990, 2004) e o estudo do metadiscurso interpessoal e textual, a partir do conceito de cultura disciplinar de  Hyland (1998, 2000, 2004). Desde a referida perspectiva teórica, o trabalho deriva da análise de  um corpus de dez artigos científicos, divididos em dois idiomas (espanhol e português), na área disciplinar do Direito e na seção Introdução. O estudo da variação entre artigos científicos escritos em espanhol e em português mostrou que há semelhanças nas preferências dos autores quanto ao uso do metadiscurso nas duas línguas estudadas e certa proximidade foi revelada na organização interna da seção introdução de artigos científicos, na atitude dos escritores em relação ao seu texto, seus leitores e à comunidade discursiva a que pertencem. Com relação às funções textuais e interpessoais em cada língua, pode-se deduzir que não há preponderância de uma categoria metadiscursiva sobre outra, tanto em português quanto em espanhol. Como conclusão, pode-se destacar que o metadiscurso contribuiria para a construção de sentido das introduções de artigos científicos no campo jurídico, uma vez que esse recurso retórico permite a interação entre escritor e leitor por meio do texto para a construção do conhecimento na área específica.

 

 


Palavras-chave


Gênero Textual. Discurso Acadêmico. Português. Espanhol.

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