APRENDENDO COM HERBÁRIO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

Sarah Letícia da Silva Costa, Catherine Rios Santos, Camila dos Santos Pires, Eduardo Bezerra de Almeida Jr.

Resumo


A elaboração de herbários didáticos é uma prática didática que facilita os estudos sobre as plantas, pois aproxima a botânica ao cotidiano escolar. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar as plantas presentes na escola, indicar as formas de uso como forma de contribuir para o ensino de botânica com a criação de um herbário didático. O projeto ocorreu na escola estadual “Centro de Ensino Y Bacanga” em São Luís (MA), em parceria com o Laboratório de Estudos Botânicos (LEB) da Universidade Federal do Maranhão. Foram realizadas coletas das plantas no entorno escolar, pesquisas para confirmação da identificação botânica, grafia do nome científico e formas de uso das espécies coletadas, além da elaboração de exsicatas para o herbário didático. Foram identificadas 16 espécies e as famílias mais representativas foram Asteraceae, Euphorbiaceae, Fabaceae e Commelinaceae. A maioria das plantas estudadas são utilizadas para uso medicinal. Por fim, foi elaborado um folder contendo o nome científico da espécie, o nome popular e a forma de uso para popularizar as informações obtidas a partir da pesquisa realizada.


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