Ensino de Filosofia: desafios e possibilidades no ensino médio

Rogério Sergio Dos Santos

Resumo


O presente artigo discute sobre o ensino de Filosofia no Ensino Médio e tem como objetivo elencar os principais desafios existentes para a disciplina, desde sua inclusão no currículo educacional brasileiro até os dias atuais, assim como apresentar as possibilidades de superá-los, conforme as contribuições dos autores pesquisados. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em que evidenciou o movimento oscilatório de inserção e exclusão da disciplina de Filosofia no currículo, motivo pelo qual a impossibilitou, durante sua trajetória histórica, definir-se como um componente curricular obrigatório no Ensino Médio e de ser trabalhada de forma a proporcionar uma atividade propriamente filosófica. No entanto, constatou-se que, para a maioria dos pesquisadores, a superação dos problemas relativos ao Ensino de Filosofia no Ensino Médio é possível, através de uma metodologia de ensino adequada e de uma postura de problematização dos conteúdos filosóficos pelo professor. As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa fundamentam-se nos estudos Gallo (2006, 2012), Cerletti (2009) e Kohan (2009, 2013), dentre outros autores que discutem a temática.


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