ABSENTEÍSMO EM ATENDIMENTO AMBULATORIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

Thyciane Tataia Lins de Melo, Ana Hévila Marinho Bezerra, Larisse Souza Cerqueira, Maria da Cruz Oliveira Ferreira Moura, Adriana Kirley Santiago Monteiro, Laís Moreira Alves de Freitas

Resumo


Introdução: O absenteísmo dos usuários nos serviços de saúde pública é uma realidade brasileira que demanda uma abordagem ampla e integrada da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento não realizado é uma oportunidade perdida de oferecer assistência a outro indivíduo que necessita de atenção a sua saúde, como também gera desperdício de recursos, demanda reprimida e descontinuidade no atendimento. Objetivo: Identificar as causas do absenteísmo em atendimento ambulatorial, implementar ações para melhoria, bem como monitorizar sua efetividade. Método: O artigo trata de um relato de experiência, através da supervisão de enfermagem no Hospital Universitário de Brasília – HUB – UnB, no qual foi utilizado o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários da rede EBSERH – AGHU.  Resultados: Foi realizada busca aos pacientes faltosos através do aplicativo AGHU, no mês de novembro de 2014, no qual 65 pacientes fizeram parte da amostra, que se deu por conveniência. Após identificação das principais causas do absenteísmo, foi realizado um plano de ação para resolução dos problemas, com data programada para resposta das ações. Para monitorização da efetividade das soluções implementadas foi realizado um estudo comparativo entre novembro de 2014 e o bimestre março-abril de 2015. Conclusão: Através do estudo comparativo observou-se que o percentual de absenteísmo ambulatorial diminui após a implementação das ações.

Palavras chave: Absenteísmo. Gestão em Saúde. Tecnologia Biomédica. Assistência Ambulatorial.


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