ARCO DE MAGUEREZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM

Maria Generlandia Lopes de Saboia, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo, Michelly Silva da Costa Linhares, Raissa de Oliveira Martins, Oscarina Rodrigues Vale, Maria Rafaelle Gomes Vale

Resumo


Introdução: A formação dos profissionais de saúde tem sido relacionada no uso de metodologias tradicionais, fragmentada e reducionista. Surge então uma preocupação para que estes modelos sejam rompidos, substituindo o modelo de ensino tradicional por novas tendências pedagógicas, que apontam para a necessidade de um profissional mais crítico, reflexivo, atento a sua realidade. Baseando-se nesses questionamentos, escolas e cursos em diversos lugares do Brasil e do mundo visam o uso das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, Para a utilização da metodologia da problematização, é aplicado o método do Arco de Maguerez, onde conhecemos o plano apresentado por Bordenave e Pereira (2004). Objetivo: Descrever a experiência dos acadêmicos de enfermagem, na aplicação da técnica do arco de Maguerez. Método: Trata-se de um relato de experiência, a metodologia empregada na produção deste relato é a teoria da Problematização por meio dos princípios da utilização do Método do Arco de Maguerez.  A ação foi realizada pelos os acadêmicos de enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste-FPO. O cenário prático escolhido foi o acampamento Nossa Senhora de Fátima no município de Crateús/Ce. As visitas aconteceram durante os meses de abril e maio de 2018. Resultados: Os acadêmicos exercitaram essa cadeia dialética, na relação prática-teoria-prática, tendo como ponto de partida o contato com a realidade social na comunidade. Como sujeitos ativos do seu aprendizado, valorizando-o como produtor do saber, e produzindo um estudante consciente e responsável pelo seu aprendizado e pela articulação na relação com o docente e com o cuidado. Conclusão: A contribuição que a aplicação da metodologia da problematização,  apontamos o aprendizado, o convívio, a oportunidade de conhecer outras pessoas, outros projetos, e de contribuir com o nosso aprendizado para tentar transformar a realidade.

Palavras chave: Metodologias Ativas. Comunidade. Formação de Enfermeiros.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.