TECNOLOGIAS CUIDATIVO-EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA ENFERMAGEM

Ana Karine da Costa Monteiro, Nathalia Kelly de Sousa Andrade, Ana Karoline da Costa Monteiro, Elaine Maria Leite Rangel Andrade

Resumo


Introdução: Na enfermagem, verifica-se a capacidade de transformação do cotidiano de trabalho e a sua relação com o surgimento tecnológico, ao produzir conhecimentos e instrumentos interligados e dinâmicos ao longo do tempo, uma vez que o cuidar requer a incorporação de processos, produtos e expressões tecnológicas do conhecimento com a finalidade da melhoria da qualidade de vida humana. Objetivo: Refletir sobre as tecnologias cuidativo-educacionais no contexto da Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo teórico-reflexivo desenvolvido sistematicamente em duas unidades de reflexão: ‘Tecnologias do cuidado e o empoderamento da enfermagem’ e ‘desenvolvimento de tecnologias na práxis de enfermagem’. Resultados: As análises das unidades de reflexão, à luz das tecnologias cuidativo-educacionais, demonstraram que a enfermagem, enquanto ciência possibilita a partir do desenvolvimento de tecnologias, modificar o conhecimento em saberes e instrumentos de intervenção, considerada como um meio capaz de oportunizar o empoderamento e a autonomia na mediação do cuidado, este o núcleo central da atuação de enfermagem. Conclusão: Diante da expansão tecnológica e científica verifica-se o desafio de adequá-las às práticas de saúde, frente à intersubjetividade que engloba o contexto assistencial. Aponta-se, ainda, o processo evolutivo do cuidar consoante ao agir e pensar do sujeito ativo, com vistas à melhoria da qualidade de vida, em que estratégias tecnológicas cuidativo-educacionais podem ser aliados.

Palavras chave: Tecnologia. Conhecimento. Saúde. Enfermagem.


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