O USO DA TELERRADIOLOGIA MÓVEL NA MEDICINA ATUALMENTE: levantamento bibliográfico

Marcos Vinicius da Silva Luz, Pryscila Ravene Carvalho de Oliveira, Luna Emanuela de Ó Brito, Ivanilson dos Santos Cardoso

Resumo


Introdução: Desde o reconhecimento internacional da Telerradiologia como exercício da Medicina, foram vários os avanços na utilização de tecnologias para armazenagem e compartilhamento de imagens médicas. Atualmente, os fornecedores de Sistemas PACS/RIS buscam o desenvolvimento de aplicativos que permitam o bom uso da telerradiologia em telefones e tábletes. Objetivo: Identificar o uso da telerradiologia móvel na medicina atualmente. Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica em outubro de 2018, com a pesquisa em nove artigos publicados nos últimos 5 anos, em língua inglesa, identificados na base de dados MEDLINE, mediante o cruzamento dos quatro descritores do estudo, conectados pelo operador or. Resultados: A utilização de dispositivos móveis para o compartilhamento e avaliação de imagens médica é amplamente disseminada nos serviços de telerradiologia. A literatura aponta que não há perda significativa na acurácia da avaliação diagnóstica na visualização por smartphones, além de relatar ser uma estratégia segura e eficaz para comunicar rapidamente informações importantes do paciente. Há destaque para a alta precisão na interpretação de lesões angiográficas, podendo servir como uma ferramenta suplementar de teleconsulta em situações eletivas e de emergência. Conclusão: As publicações comprovam que a telerradiologia móvel é realidade na medicina atualmente, e que a sua precisão não é inferior aos métodos tradicionais de visualização e compartilhamento de imagens. No entanto, um número significativo de departamentos parece utilizar técnicas de visualização ultrapassadas e sem segurança.  Há uma carência de estudos na literatura que abordem a utilização das práticas de compartilhamento e avaliação de imagens médicas através de smartphones e tabletes no Brasil, que merece muita atenção para que não aconteçam episódios de má utilização das tecnologias móveis na telerradiologia.

Palavras chave: Telerradiologia. Telefone Celular. Redes de Comunicação de Computadores. Sistemas de Informação em Radiologia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.