CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM BLOG COMO INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE: um relato de experiência

José de Siqueira Amorim Júnior, Fernanda Nascimento Severo, Francisco Arlysson Veríssimo, Rosa Maria Sobreira Sousa, Tobias Júnior do Bonfim Ferreira, Raphaela Mota Feitosa Vasconcelos

Resumo


Introdução: No contexto atual, é comum perceber que há inúmeras tecnologias que são utilizadas no processo de ensino. Dentre essas tecnologias, o Blog pode ser usado como ferramenta na promoção do conhecimento, sendo um diário online que possibilita o registro de conteúdos e uma interação entre usuários e os criadores dessas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Objetivo: Relatar a experiência de criação e utilização de um Blog no processo de ensino na saúde como intervenção educativa. Método: Estudo do tipo relato de experiência, realizado em setembro de 2018, como proposta de atividade da Disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação no curso do Mestrado Profissional na Universidade Estadual do Ceará (UECE) na cidade de Fortaleza – CE. Participaram deste processo cinco acadêmicos do referido curso. Resultados: Inicialmente foi definido a temática que seria abordada no Blog. O grupo, em consenso, decidiu criar uma Tecnologia que abordasse a saúde mental em estudantes de pós-graduação, trazendo discussões sobre os fenômenos modernos que levam adoecimento psíquico, suas causas, tratamento e principalmente formas de prevenção e promoção de saúde, foi necessário um estudo aprofundado do tema e uma busca na literatura. Utilizou-se o programa Blogpost e denominamos o blog de RespeitMENT, onde apresentou na página textos, vídeos, enquetes e designer. Após ser divulgado, o Blog obteve um total de 258 visualizações, além de comentários nas publicações que foram postadas, sendo que a cada comentário um dos integrantes do grupo interagiu com o usuário a fim de esclarecer alguma dúvida. Conclusão: A utilização do blog tornou-se uma ferramenta de maior acessibilidade e facilidade de compreensão. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) passaram a se tornar comuns no cotidiano das pessoas, sendo que, as mesmas abrem possibilidades de exploração pedagógica a partir de uma ferramenta inovadora como parte do processo de democratização da informação.

Palavras chave: Tecnologia da Informação. Educação. Mídias Sociais.     

 

 

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.