IMPACTO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS (UNA-SUS) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: revisão de literatura

José de Siqueira Amorim Junior, Francisco Arlysson Verissimo

Resumo


Introdução: Criada em 2010, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) busca, por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), criar condições que proporcione o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições acadêmicas e serviços de saúde, destinada a atender às necessidades de formação e educação continuada em saúde no SUS. Objetivo: Revisar a produção científica disponível sobre os impactos da Universidade Aberta do SUS na formação dos profissionais de saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, realizado em outubro de 2018, mediante as publicações na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde no período de 2014 a 2018. Para tanto, usou-se os descritores educação a distância, educação continuada e tecnologia de informação. Foram encontrados 38 artigos, após tendo sido excluídos os que não se encontravam na integra, artigos em língua estrangeira e os que não se enquadravam na temática do trabalho, resultou em 7 artigos. Resultados: A UNA-SUS, como ferramenta de ensino, vem proporcionando benefícios no processo ensino de inúmeros profissionais de saúde que atuam no âmbito do SUS, buscando melhorar a assistência prestada nos serviços de saúde. Os impactos são positivos, diante dos seus mais de 127 cursos desenvolvidos e ofertados pelas 35 instituições de Ensino Superior que integram a Rede UNA-SUS. Relatos de alunos matriculados nos cursos destacam os benefícios do ensino da Universidade diante da acessibilidade, flexibilidade nos estudos e da qualidade oferecida nos cursos de aperfeiçoamento, capacitação, especialização e até mestrado aos profissionais que buscam na UNA-SUS, atualizar seus conhecimentos e modificar a prática profissional melhorando a assistência nos serviços de saúde. Conclusão: O ensino a distancia da UNA-SUS rompe barreiras geográficas e favorece o processo de ensino-aprendizagem aos profissionais de saúde por meio de cursos gratuitos. Diante disso, cabe a cada profissional a busca pelo conhecimento visando melhorar a prática profissional.

Palavras chave: Educação Continuada. Educação a Distância. Tecnologia da Informação. 

 


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