EFETIVIDADE DA INFORMATIZAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Andréa Pinto Costa, Thaianny Maria da Silva Mendes, Daniel Coelho Farias, Henrique Galeno Patricio Rodrigues, Mayron Gomes Rosado

Resumo


Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, é um método de implementação da assistência ao cliente de fundamental importância, sendo a sua organização e planejamento uma ação privativa do profissional enfermeiro. Além disso, esse cuidado em enfermagem também pode ser facilitado pelas tecnologias. De forma que a informatização auxilia na agilidade em guardar e organizar os dados que envolvem desde a assistência até a gestão hospitalar. Objetivo: Neste estudo de revisão de literatura foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da SAE, com enfoque na efetividade da informatização de sua implementação em instituições de saúde. Método: Trata-se de uma revisão da literatura realizada com base na busca de artigos publicados na íntegra, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), que abordavam a temática Assistência centrada no paciente, Processos de enfermagem, Equipe de Assistência ao paciente e Cuidados de Enfermagem, no período de 2014 a 2018. Após a aplicação desses critérios, excluiu-se os artigos que não atenderam ao foco da temática da revisão, totalizando ao fim 13 artigos. Resultados: A implementação da SAE nos serviços de saúde ganhou força a partir da adoção da tecnologia da informação nos processos de gestão em saúde, através dos sistemas de informação. Em termos de benefício, inúmeros são os fatores que contribuem para a eficácia da gestão do cuidado. A informatização contribui para a documentação dos dados do paciente, eliminando redundâncias e garantindo maior segurança aos registros; facilita o acesso à informação e na comunicação entre a equipe, contribuindo para a tomada de decisão. Conclusão: Desta forma, apesar de seus benefícios, a informatização da SAE também exige que o enfermeiro domine conhecimentos e habilidades inespecíficas à sua área para que seja capaz de realizar seu processo de trabalho.

Palavras chave: Assistência Centrada no Paciente. Processos de Enfermagem. Equipe de Assistência ao Paciente. Cuidados de Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.