Light-during technology as educational intervention with caregivers of elderly: experience Report / Tecnologia leve-dura como intervenção educativa com cuidadores de idosos: relato de experiência / Tecnología leve-dura como intervención educativa con cuidadores de idosos...

Denival Nascimento Vieira Júnior, Ingryd Hariel Sirqueira da Silva Barbosa, Vitória Eduarda Silva Rodrigues, João Matheus Ferreira do Nascimento, Francisco João de Carvalho Neto, Sarah Nilkece Mesquita Araujo Nogueira Bastos

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência da aplicação de uma tecnologia leve-dura como intervenção educativa com cuidadores de uma instituição de longa permanência para idosos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de intervenção educativa sobre a temática “Conforto e higiene em idosos” realizada com cuidadores de idosos em uma Instituição de Longa Permanência do interior do Estado do Piauí, em junho de 2018, por graduandos de Enfermagem do Grupo de Estudos de Tecnologias do Cuidar (GETEC), da Universidade Federal do Piauí. Utilizou-se como material educativo uma tecnologia leve-dura, um jogo de dado com perguntas sobre a temática, após explanação do conteúdo pelos estudantes. Resultados: Notou-se que os cuidadores apresentaram conhecimento acerca da temática Conforto e higiene em idosos, no entanto, era superficial. Os profissionais apresentaram questionamentos distintos, principalmente com relação à biossegurança. Evidenciou-se que a aplicação do jogo de dados, após a explanação de conteúdo, estimulou os profissionais a responderem as perguntas, bem como ratificar o que foi aprendido naquela atividade. Conclusão: Desta forma, o estudo demonstra a importância das atividades de educação permanente nas instituições de saúde, visto que os profissionais necessitam de atualização periodicamente. A utilização de tecnologias inovadoras nesse processo enfatiza a necessidade de implementação de técnicas inovadoras.

Descritores: Tecnologias em Saúde. Saúde do Idoso. Educação em Saúde.


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