Educational technology for promotion of complementary feeding / Tecnologia educativa para promoção da alimentação complementar / Tecnología educativa para promoción..

Ingred Pereira Cirino, Artemizia Francisca de Sousa, Paula Valentina de Sousa Vera, Jessé Machado Silva, Luisa Helena de Oliveira Lima, Edina Araújo Rodrigues Oliveira

Resumo


Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa para promoção da saúde da criança por meio do incentivo à alimentação complementar saudável. Metodologia: Pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento, realizada por meio da construção da cartilha educativa intitulada “Alimentação Complementar para menores de dois anos” e da validação de conteúdo do material junto à nove juízes das áreas de enfermagem, nutrição e pedagogia. O grau de concordância entre os juízes técnicos de conteúdo foi estabelecido através do índice de validade do conteúdo maior ou igual a 0,78.  Resultados: O conteúdo da cartilha é composto por orientações sobre período de introdução de alimentos complementares, preparo e manuseio desses alimentos e sugestões de papinhas salgadas, doces e nordestinas. Em relação a avaliação de especialistas de conteúdo a mesma mostrou-se válida e confiável para ser posteriormente utilizada como guia na promoção da alimentação complementar.  Na análise estatística, o índice de validade de conteúdo global da tecnologia educativa foi de 0,87, ratificando sua validação junto aos especialistas. Conclusão: A cartilha educativa mostrou-se um material instrutivo e dinâmico destinado a promover hábitos alimentares saudáveis, portanto, espera-se que possa promover e ampliar o conhecimento para uma alimentação rica em nutrientes.

Descritores: Alimentação Complementar. Tecnologia Educacional. Estudos de Validação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.